Olímpia/SP, 18 de junho de 2019

10/09/2018 às 11:54:00
Saúde implanta projeto para melhorar acompanhamento de pacientes crônicos

A Estância Turística de Olímpia acaba de ser contemplada com a implantação do modelo organizacional “Laboratório de Atenção às Condições Crônicas (LACC)” para a Atenção Básica. O projeto é proposto pela Secretaria do Estado de Saúde, por meio das Articuladoras da Atenção Básica do Departamento Regional de Saúde de Barretos (DRS-V).

O LACC busca a reorganização dos atendimentos e do processo de trabalho nas Unidades Básicas de Saúde, utilizando como metodologia oficinas com os profissionais debatendo sobre a demanda de usuários com condições crônicas.

A condição crônica é uma situação em saúde que demanda seguimento longitudinal no tempo para o seu acompanhamento, ou seja, requer um cuidado assistido por um período prolongado, exigindo maior complexidade de organização do serviço e de toda a rede. São exemplos de condições crônicas: controle de saúde de gestantes, idosos e doenças como diabetes, asma, doença mental, câncer.

De acordo com a secretaria de Saúde, sete representantes da Divisão de Atenção Básica serão capacitados em encontros mensais na DRS-V de Barretos e os novos modelos e ferramentas adquiridos serão aplicados, por meio de oficinas, aos profissionais. Para isso, foram selecionadas duas unidades para iniciar o projeto como piloto, sendo a UBSF Gilberto Vicente Mora (Baguaçu) e Dona Dalva Fernandes Moreda Ayusso (Campo Belo).

A Saúde esclarece que para o desenvolvimento apropriado das atividades propostas nas oficinas, as unidades terão o atendimento interrompido por um período de 3 horas, duas vezes ao mês, durante o decorrer do projeto. As oficinas serão desenvolvidas nestas unidades e com previsão de fechamento para as primeiras e terceiras semanas das 14h às 17h. A oficina será iniciada na próxima semana, com a capacitação no dia 17, no Campo Belo e, no dia 18, em Baguaçu.

Segundo o secretário de Saúde, Marcos Roberto Pagliuco, durante os dias das oficinas, os atendimentos serão organizados e programados a fim de não trazer prejuízos à população.

“A capacitação do profissional da Saúde é essencial para o bom atendimento. Sabemos que a população necessita de todos os amparos e os moradores têm suas necessidades. Com o curso podemos avançar nos tratamentos e, principalmente, melhorar a Saúde no município. Nenhum paciente será prejudicado e os dias que as unidades forem fechar mais cedo serão comunicados com bastante antecedência”, explica o secretário.

Em caso de dúvidas sobre o funcionamento ou o atendimento, os pacientes podem entrar em contato com a secretaria de Saúde pelo telefone (17) 3279-1400 ou, diretamente, com a UBSF Gilberto Vicente Mora (Baguaçu) pelo telefone (17) 3257-9125 e a UBSF Dona Dalva Fernandes Moreda Ayusso (Campo Belo) pelo telefone (17) 3281-7660.