Olímpia/SP, 15 de setembro de 2019

11/09/2018 às 10:41:00
Doenças respiratórias são alvos de ação da Saúde

No próximo sábado, dia 15 de setembro, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio do grupo de controle de tabagismo Reacendendo a Vida, da secretaria de Saúde em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento, realizará uma ação de combate ao tabagismo e prevenção à tuberculose.

A ação, que será promovida na Praça da Matriz, das 8h às 13h, oferecerá exames de espirometria, também conhecido como exame do sopro, a fumantes, ex-fumantes e pacientes com sintomas respiratórios independentemente da idade. Os exames serão realizados pela empresa farmacêutica Boehringer Inglheim.

De acordo com a pneumologista Elaine Mara Cesarette de Paula, a espirometria avalia a capacidade pulmonar por meio da inspiração e expiração. “Para a realização do exame será feito uma triagem com o paciente avaliando o histórico e, após isto, o procedimento será realizado, caso seja necessário será repetido com o uso de broncodilatadores”, explica Elaine.

O evento também tem como intuito investigar doenças respiratórias causadas pelo cigarro e realizar uma busca ativa de sintomáticos (pessoas que apresentam tosse continua há mais de uma semana).

Em relação à tuberculose, os profissionais do CTA avaliarão e farão uma triagem das pessoas com sintomas de tosse com secreção. Os moradores também serão instruídos sobre o exame de escarro, responsável por detectar a presença da doença bacteriana.

A Saúde destaca que o tratamento da tuberculose é à base de antibióticos e é oferecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde, por meio da secretaria municipal de Saúde. Durante o tratamento, o paciente é acompanhado pela equipe do CTA, composta por médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo, farmacêutico e educador sanitário com realização periódica de visitas para supervisão e acompanhamento do tratamento.

Os pacientes que realizarem o exame de espirometria, caso tenham alguma doença detectada, serão informados por telefone sobre o resultado e terão uma consulta agendada. Os demais pacientes poderão ter acesso aos resultados em aproximadamente 15 dias no Centro de Referência do Idoso.