Olímpia/SP, 14 de novembro de 2019
AO VIVO: Chamara Pública 04/2019 - 11/11/2019
ASSISTIR

11/09/2018 às 11:25:00
Saúde realiza palestra sobre riscos de suicídio

Durante o mês de setembro é realizada em todo o território nacional a Campanha de Prevenção ao Suicídio, conhecida como Setembro Amarelo. Em virtude da conscientização, a secretaria de Saúde da Estância Turística de Olímpia, por meio da Divisão de Saúde Mental, está orientando pacientes e acompanhantes sobre os riscos e sinais que podem indicar o desejo de cometer suicídio.

No dia 13, quinta-feira, às 10h, a Saúde Mental realizará, uma palestra sobre a prevenção ao suicídio para os presentes na sala de espera da Divisão. A ideia é discutir e alertar a população sobre o suicídio, debatendo medidas que podem auxiliar a superar a intenção do ato.

A palestra, que será ministrada pela psiquiatra Ana Elisa Furlan, visa sensibilizar a população e profissionais da área sobre os principais sintomas desse problema, fazendo-os entender que diálogos e discussões sobre o tema com pacientes e familiares são o caminho para diminuir a incidência de suicídio.

Segundo o secretário de Saúde, Marcos Roberto Pagliuco, é preciso superar este tabu e falar abertamente sobre o suicídio, abordando este problema que faz inúmeras vitimas todos os dias.

“A dimensão deste problema e a quantidade que ele atinge aumenta a cada ano. Todos os dias, ouvimos sobre casos de suicídio e, mesmo assim, enfrentamos dificuldade em identificar os sinais. É preciso encarar como um problema de saúde pública e criar meios para ajudar quem esteja pensando em cometer tal ato. Com isto, durante todo o mês intensificamos orientações sobre o risco de suicídios e, com a palestra, procuramos mostrar que a Saúde e nossos profissionais podem ajudar a superar estes desafios”, destaca o secretário.