Ir para conteúdo do site
Olímpia/SP, 15 de novembro de 2018
tempo
23°C MIN 32°C MAX
Borda

Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
Flickr
Notícias
Principal   Notícias
 

11/09/2018 às 16:59:00
Primeiro dia de atendimento noturno em UBS agrada população e beneficia quase 50 pacientes

O Projeto Saúde Noturna “Saúde Mais Acessível e Próxima de Você” abriu as portas, nesta segunda-feira (10), da Unidade Básica de Saúde da Família Dona Dalva Fernandes Moreda Ayusso, na região do bairro Jardim Paulista, para atendimentos noturnos. A nova medida, que ampliou o horário de funcionamento até às 20h, agradou a população, registrando 49 pacientes atendidos apenas no primeiro dia.

De acordo com um balanço da Divisão de Atenção Básica, foi possível realizar 15 consultas médicas; oito aplicações de vacinas; cinco atendimentos odontológicos; sete testes rápidos (Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA); quatro medicações; e quatro atendimentos farmacêuticos.

Além disso, possibilitou a realização de um teste rápido de gravidez; um exame de escarro (exame responsável por verificar a presença da bactéria da tuberculose); dois exames de Papanicolau; um curativo e uma triagem para endoscopia. Também, por meio dos profissionais do CTA, foi promovida a orientação dos pacientes e os procedimentos realizados no centro.

Durante o funcionamento noturno, os moradores e profissionais da secretaria de Saúde receberam a visita do prefeito da Estância Turística de Olímpia Fernando Cunha, que esteve acompanhado pelo vice-prefeito, Dr. Fábio Martinez, e pelo secretário de Saúde, Marcos Pagliuco. Na visita, o prefeito analisou os procedimentos e ouviu a população acerca do projeto que viabiliza o atendimento estendido.

Para o prefeito, a expansão do horário de atendimento possibilita ao morador maior acesso aos serviços de saúde do município. “Ampliamos o horário de atendimento porque entendemos que é o horário que o trabalhador tem tempo para trazer o seu filho ou vir ele mesmo para se consultar, tomar vacina pegar uma orientação aqui próximo a sua casa. Pois temos o objetivo de levar a saúde para a população. É um trabalho piloto que começamos nesta unidade e pretendemos levar para todas as UBS da cidade”, ressaltou.

Segundo o vice-prefeito Dr. Fábio Martinez, a ampliação é uma medida proporcionará uma organização melhor e funcionamento de outros serviços, como a UPA. “Quando a gente faz isso, melhora o atendimento da população, tratando o cidadão de maneira mais individualizada e a gente consegue diminuir os atendimentos de urgência, diminuindo a superlotação na UPA, que é um local reservado para a urgência. Temos que fazer a população a criar o hábito de buscar o atendimento médico não emergencial nas UBS. Esta é a nossa intenção e compromisso e é este o caminho que vamos seguir”, reforçou o vice.

Para ser atendido, o munícipe deverá comparecer à unidade em que será realizado o atendimento noturno com documento pessoal, cartão SUS e a caderneta de vacinação. Não haverá restrição de atendimentos por área de abrangência, portanto, o usuário interessado poderá se dirigir a qualquer uma das Unidades.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcos Pagliuco, a implantação do projeto é resultado do trabalho em conjunto da Administração com a colaboração dos funcionários.  “Queremos oferecer um acolhimento melhor e, para isso, temos o engajamento do quadro dos profissionais e dos funcionários municipais. Temos que agradecer muito os funcionários que estão dispostos a abraçar a causa e trazer a humanização do melhor atendimento e fortalecer a Atenção Básica no município que é um projeto do prefeito Fernando que vai trazer melhorias para toda a população”, concluiu o secretário.

Nos dias de atendimento noturno também será realizada a inscrição para o Cartão Cidadão, que integrará os serviços públicos municipais, criando uma base de dados importante para a adoção de políticas públicas eficientes e de qualidade. Para fazer a inscrição, basta comparecer com RG, CPF, Cartão Nacional de Saúde (cartão SUS) e comprovante de endereço em mãos (conta de água, luz, telefone fixo ou IPTU), além de certidão de nascimento (para menores) ou casamento.

Ainda nesta semana, mais duas unidades de Saúde atenderão no período noturno. A UBSF do distrito de Baguaçu funcionará das 7h às 20h, nesta quarta-feira (12). Já na quinta-feira (13), é a vez da UBSF do bairro São José ficar aberta até mais tarde. Também estenderão seus horários nos dias 25 de setembro e 10 de outubro, a UBSF da Cohab IV e a de Ribeiro de Santos, respectivamente.

 
 
 
 
Conheça nossas redes sociais
e compartilhe com seus amigos:
Facebook
Twitter
Flickr
Informativos da Prefeitura, cadastre-se.
Borda
Logo
Mapa Localização: Praça Rui Barbosa, nº 54 - Centro
CEP: 15400-000 | Olímpia - SP
Telefone Telefone para Atendimento:
(17) 3279-2727
Atendimento Atendimento:
Segunda-feira a Sexta-feira das 8h às 17h
© Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.
Instar
Seta
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.