19 SET 2018
Atendimento noturno em Unidades de Saúde já beneficiou 150 moradores

Ação inovadora da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde, o Projeto Saúde Noturna “Saúde Mais Acessível e Próxima de Você” já percorreu três Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) do município, oferecendo atendimento a 150 moradores.

Iniciado na última semana, o programa amplia o horário de funcionamento da unidade até às 20h, garantindo maior acesso e flexibilidade à população para a realização de consultas e exames, atualização da caderneta vacinal, atendimento farmacêutico, entre outros procedimentos.

O primeiro local a oferecer o horário estendido foi a UBSF Dona Dalva Fernandes Moreda Ayusso, na região do bairro Jardim Paulista, com atendimento de 49 pacientes. Em seguida, a UBSF Dr. Gilberto Vicente Mora, no distrito de Baguaçu, e a UBSF Dr. Francisco Figueiredo Filho, no bairro São José, também estiveram abertas no período noturno, possibilitando o atendimento de 52 e 49 pessoas, respectivamente.

O projeto continua percorrendo a cidade, nas próximas semanas, com mais duas unidades já programadas. Na terça-feira, dia 25 de setembro, a UBSF Valter Stuk, na Cohab IV, oferecerá os serviços de saúde das 7h às 20h. Já no dia 10 de outubro (quarta-feira), os moradores do distrito de Ribeiro dos Santos serão beneficiados pelo atendimento noturno, na UBSF Dr. Custódio Ribeiro de Carvalho.

Segundo o prefeito Fernando Cunha, que acompanhou o primeiro dia da ação, a implantação do projeto visa atender uma demanda dos moradores e é mais uma ação que tem o intuito de melhorar o serviço municipal de saúde.  “Ampliamos o horário de atendimento porque entendemos que é o horário que o trabalhador tem tempo para trazer o seu filho ou vir ele mesmo para se consultar, tomar vacina pegar uma orientação aqui próximo a sua casa. Pois temos o objetivo de levar a saúde para a população. É um trabalho piloto que começamos nesta unidade e pretendemos levar para todas as UBS da cidade”, destacou.

Nos dias de atendimento noturno também será realizada a inscrição para o Cartão Cidadão, que integrará os serviços públicos municipais, criando uma base de dados importante para a adoção de políticas públicas eficientes e de qualidade. Para fazer a inscrição, basta comparecer com RG, CPF, Cartão Nacional de Saúde (cartão SUS) e comprovante de endereço em mãos (conta de água, luz, telefone fixo ou IPTU), além de certidão de nascimento (para menores) ou casamento.

Considerando a importância e o resultado positivo da ação, um novo cronograma de atendimento estendido nas Unidades de Saúde será divulgado em breve.