20 SET 2018
Obras de construção de espaço para eventos avançam na Avenida dos Olimpienses

A Avenida dos Olimpienses, conhecida popularmente como “buracão”, está ganhando novo formato. O local, sem utilização por muito tempo, está sendo transformado  Centro Gastronômico, Cultural, Turístico e de Comercialização de Produtos Artesanais, um espaço para eventos que será mais uma opção de lazer e entretenimento da Estância Turística de Olímpia. As obras seguem em ritmo acelerado, com as construções dos blocos 1 e 2.

A transformação do local contempla o trecho da avenida entre a Rua David de Oliveira e a Avenida Dep. Waldemar Lopes Ferraz. O espaço será totalmente revitalizado e vai oferecer estrutura com água, esgoto, iluminação e disponibilização de energia para receber feiras e eventos da cidade, como encontros de carros, feiras de food trucks, entre outros. A área também terá sanitários, sala de receptivo turístico e paisagismo.

“Neste projeto o grande diferencial será a instalação de uma ponte histórica de ferro, que veio da Inglaterra em 1914 e que foi utilizada na ferrovia que atravessava Olímpia até Nova Granada, servia para os trens atravessarem o Rio Cachoeirinha. Essa ponte estava abandonada em Baguaçu, agora será restaurada e implantada no local para permitir a passagem de veículos, ligando a Rua 9 de Julho sobre a avenida”, contou o prefeito Fernando Cunha, que visitou o local recentemente.

De acordo com a secretaria de Obras, Engenharia e Infraestrutura, responsável por fiscalizar a obra, no local já foram construídos os banheiros, depósito e recepção, do Centro Gastronômico, localizado no bloco 2 (Rua David de Oliveira) e no bloco 1, que será o Centro Artesanal, as obras tiveram início recentemente, assim como o plantio da grama. Também foram instalados os guard rail nas laterais da via para melhorar a segurança.

Os trabalhos estão sendo conduzidos pela Nascimbem e Antunes Construções Ltda. – EPP, de Ribeirão Preto, empresa vencedora da licitação e que será responsável pelo fornecimento de mão de obra, materiais e equipamentos para execução do projeto, com supervisão da Prefeitura.

Para a construção do novo espaço o investimento será de R$ 1.180.970,16, via Ministério do Turismo, com contrapartida da Prefeitura de aproximadamente R$ 93 mil.

Anteriormente, um projeto da gestão passada previa para a obra a aplicação de um recurso disponível para município pela secretaria de Turismo do Estado, por meio do DADETUR 2016 (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos). No entanto, a proposta foi reavaliada pelo prefeito Fernando Cunha para evitar desperdícios de dinheiro público.

“Este projeto foi pensado pela administração anterior para fazer um Centro Gastronômico, que seriam bares e restaurantes. Um projeto de mais de R$ 3 milhões. Nós substituímos por esse Centro de Eventos, porque nós já temos a gastronomia ao longo da Avenida Aurora Forti Neves e outros pontos da cidade, então nós iriamos competir com o próprio comércio. Nós eliminamos isso e colocamos aqui o Centro de Eventos e vamos fazer com cerca de R$ 1,4 milhão aquilo que seria feito por mais de R$ 3 milhões para competir com restaurantes e bares dos comerciantes da nossa cidade. Então aqui é um Centro de Eventos, com 20% do recurso que seria utilizado. A Avenida fica em um trecho privilegiado e movimentado do município, mas estava, até então, inutilizada. Agora, o espaço ganhará uma revitalização para receber eventos e contribuir mais ainda com o desenvolvimento da cidade e o lazer dos turistas e dos moradores”, finalizou o prefeito Fernando Cunha.