Olímpia/SP, 17 de julho de 2019

24/09/2018 às 11:25:00
Agricultura discute constituição do Conselho de Desenvolvimento Rural

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Agricultura, Comércio e Indústria, realizou na última quinta-feira, 20 de setembro, uma reunião para discutir a constituição do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. O encontro foi comandado pelo secretário Sargento Tarcísio Aguiar.

Na abertura da reunião, o secretário Sargento Tarcísio falou sobre a importância do efetivo funcionamento do Conselho Municipal, inclusive tendo em vista dentro de suas competências, elaborar anualmente o Plano Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e acompanhar a execução. “Vamos contar com a participação de todos os membros de forma ativa para conseguirmos alcançar os objetivos do conselho, que em muito agregará ao trabalho da Secretaria de Agricultura e a municipalidade, em especial, assessorando o Poder Executivo em matérias relacionadas ao setor agropecuário”, explicou o secretário Tarcísio.

Ao conselho compete estabelecer diretrizes para a política agrícola municipal; promover a integração dos vários segmentos do setor agrícola, vinculados à produção, comercialização, armazenamento, industrialização e transporte; elaborar, anualmente, o Plano Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e acompanhar a sua execução; manter intercâmbio com os conselhos similares, visando o encaminhamento de reivindicações de interesse comum e assessorar o Poder Executivo em matérias relacionadas à agropecuária e ao Abastecimento Alimentar.

O Plano Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, ao ser elaborado, deverá abranger as atividades de assistência técnica, construções, reformas e serviços necessários à melhoria da infraestrutura municipal, de apoio ao agropecuário e ao abastecimento.

Foram convidados para participar do conselho representantes de diversos setores, entidades e associações como Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Escritório de Desenvolvimento Rural de Barretos, Sindicato dos Produtores Rurais, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Banco do Brasil S/A, Escritório de Defesa Agropecuária de Barretos, Associação de Produtores Rurais do Bairro Capituva, Associação dos Fornecedores de Cana de Olímpia – OLICANA, entre outras entidades.

Na próxima reunião, agendada para o dia 24 de outubro, será realizada a eleição para a diretoria do novo conselho. O mandato dos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural será de dois anos.