27 SET 2018
Adolescentes de Baguaçu recebem cuidados especiais em projeto de saúde

Com o intuito de orientar e prevenir contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), gravidez na adolescência, álcool e outras drogas, a secretaria de Saúde da Estância Turística de Olímpia iniciou, nessa quarta-feira (26), o Projeto de Promoção e Prevenção à Saúde de Jovens estudantes da Escola Estadual Eloi Lopez Ferraz, no distrito de Baguaçu.

A ideia surgiu devido à baixa busca por prevenção e cuidados com a saúde por parte dos adolescentes e a identificação de um grande número de adolescentes grávidas no território. Pensando nessa demanda, a equipe da Unidade de Saúde da Família Dr. Gilberto Vicente Mora verificou a necessidade de trabalhar na promoção de saúde e aumentar o vínculo dos jovens com a unidade.

O projeto, que será realizado na escola a cada 15 dias, é destinado aos alunos do 8º ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio que desejarem participar. Os encontros abordarão temas como a prevenção de gravidez; a importância de se proteger contra as DSTs; sofrimentos psíquicos e prevenção de álcool e drogas.

Os temas serão ministrados por uma equipe de saúde multidisciplinar contendo Médico, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde, Dentista, Auxiliar de Saúde Bucal, Nutricionista, Psicólogo, Assistente Social ou outro profissional, de acordo com o tema a ser abordado.

Além disso, os participantes farão consultas individuais na UBSF com a enfermeira da unidade para avaliação clínica geral, de imunização e preenchimento da caderneta de saúde do adolescente.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcos Roberto Pagliuco, a iniciativa busca identificar vulnerabilidades e fortalecer o vínculo entre a Saúde e os adolescentes.

“Os profissionais da UBSF Dr. Gilberto Vicente Mora estão engajados em melhorar a qualidade de vida dos moradores. Quero parabenizar a todos os profissionais que montaram o projeto e destacar a proatividade da enfermeira Giseli Ribeiro José Paschoal que motivou a equipe a desenvolver este trabalho. O projeto trabalha com as necessidades dos jovens e como eles veem os temas”, explica o secretário.