27 SET 2018
EDUCAÇÃO
Professores da Educação Infantil desenvolvem atividades para trabalhar música e brincadeiras
HTPC Base Nacional Comum Curricular - Creche

Buscando diversificar os métodos de ensino para enriquecer a aprendizagem em sala de aula, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria de Educação, desenvolve constantemente atividades variadas durante a HTPC (Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo) dos professores.

Na última terça-feira (25), mais de 100 professores da Educação Infantil – Modalidade Creche, envolvidos com a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), vivenciaram experiências contagiantes com o trabalho abordando a Música.

A formação, orientada pelos Coordenadores Técnicos Pedagógicos, Gislene Carolina Biggue Ferreira e Edward Marques da Silva uma HTPC, explorou por meio das brincadeiras e interações os sons do corpo, a confecção de instrumentos musicais com materiais reutilizáveis e também apresentou um pouco do trabalho da cantora e educadora Lu Chamusca.

O objetivo é mostrar a ligação que as crianças têm com os sons, desde antes do nascimento, e, assim, propor a utilização da música em vários momentos do processo de ensino-aprendizagem, sendo de grande importância na busca do conhecimento, permitindo avanços no desenvolvimento lúdico, criativo, emotivo e cognitivo.

Os bebês e crianças pequenas que experimentam uma sequência de brincadeiras com música, melhoraram o processamento cerebral, a expressão oral e gestual. Como a linguagem oral, a música é marcada por padrões rítmicos. O bebê e a criança, ao reconhecerem as variações rítmicas da música, aprendem a identificar as variações da fala e podem compreender melhor o significado do que é dito.

ATIVIDADES PERÍODO COMPLEMENTAR

Também com foco no processo de aprendizagem, na última semana, a HTPC (Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo) foi direcionada aos professores da Modalidade Creche que atendem o Período Complementar, trabalhando interações e brincadeiras infantis.

A criança, desde bebê, aprende a brincar e essa aprendizagem ocorre por meio das interações com outras crianças, com os adultos, com materiais, brinquedos diversos e com o ambiente. Ela descobre, em contato com os mais variados objetos, formas de uso desses materiais. Observando outras crianças e as intervenções da professora, ela aprende novas brincadeiras e suas regras.

Durante o estudo, a Coordenadora Técnico Pedagógica, Gislene Carolina Biggue Ferreira, discorreu sobre a necessidade dos professores terem consciência da importância de ser oferecida aos alunos a interação com o educador, a interação com a criança, a interação com os brinquedos e materiais, a interação entre as crianças e o ambiente e a interação entre a Instituição, a família e a criança.

Na sequência, o Coordenador Técnico, Tiago Pessoa Lourenço, utilizou do dinamismo e criatividade para proporcionar a vivência de momentos com muita interação e brincadeiras com os professores. O estudo foi planejado levando em consideração os jogos do projeto que está sendo desenvolvido neste semestre “A Criança e as Múltiplas Inteligências”.

Segundo a secretária de Educação, Maristela Meniti, o trabalho conjunto da equipe gestora da secretaria com as escolas e os professores é a melhor forma de aprimorar o ensino dos alunos.

“A HTPC é um momento de formação em que procuramos, de maneira prazerosa, incentivar novas práticas pedagógicas para que os professores possam sempre diversificar o trabalho em sala de aula. Assim, motivamos nossos profissionais, pensando sempre no desenvolvimento integral dos nossos alunos”, destacou a secretária.