Olímpia/SP, 15 de setembro de 2019

28/09/2018 às 09:44:00
Audiências Públicas apresentam investimentos e serviços ofertados à população

Com o intuito de demonstrar os recursos financeiros destinados para a Saúde nos âmbitos Federal, Estadual e Municipal e o fluxo de movimentação nos cofres da pasta, a secretaria de Saúde da Estância Turística de Olímpia realizou, no início da noite de terça-feira (25), no Plenário da Câmara Municipal, uma audiência pública para a prestação de contas referente ao segundo quadrimestre (maio, junho, julho e agosto) de 2018.

A reunião elucidou os investimentos e destacou as áreas em que os recursos foram aplicados. O balanço continha dados referentes aos serviços de saúde oferecidos à população; números de consultas médicas; exames realizados e atendimentos da rede municipal.

Os números apresentados aos presentes apontam que, no segundo quadrimestre de 2018, foram investidos R$ 14.441.008,45 na Saúde, sendo R$ 4.759.823,39 de repasse Federal; R$ 11.878,00 de repasse Estadual; e R$ 9.669.307,06 de recursos próprios.

Com este valores investidos foram possíveis realizar, por exemplo, 59.211 consultas médicas; 7.141 atendimentos odontológicos; 64.362 exames laboratoriais; 7.879 fisioterapias; 8.364 exames radiológicos; 1.738 ultrassons; 1.151 transportes sanitários para outras localidades; 8.854 transportes sanitários dentro do município; e 27.121 pacientes atendidos pela Farmácia Municipal.

O secretário de Saúde, Marcos Roberto Pagliuco, destacou que a audiência pública é um mecanismo de prestação de contas sobre os serviços e investimentos da saúde e reforçou a importância de a população participar. “O morador precisa saber o que está sendo feito com os recursos e como ele é destinado. Os dados apresentados são bem explicados e o município tem ciência sobre o papel da secretaria. Olhando os dados vemos que estamos conseguindo atender muitos moradores e, temos como meta, atender mais ainda”, explica o secretário.

AUDIÊNCIA FINANÇAS

Também em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal e dando transparência às medidas de gestão da Administração Municipal, a secretaria de Finanças realizou Audiência Pública nessa quarta-feira (26), na Câmara Municipal. A audiência foi conduzida pelo contador, Mauro Sérgio Alves Boizan, e contou com a presença da secretária de Finanças, Mary Brito.

A reunião apresentou os dados de arrecadação, despesas e outros investimentos relativos ao 2º quadrimestre de 2018. Todos os relatórios das Audiências Públicas estão disponíveis no Portal Oficial da Prefeitura (www.olimpia.sp.gov.br).