03 OUT 2018
Unidades de Saúde orientam mulheres durante o Outubro Rosa

Diariamente, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Estância Turística de Olímpia recebem mulheres em busca de atendimento e, é nessa procura, que os servidores da secretaria de Saúde orientam e instruem as pacientes sobre a importância da prevenção de doenças, entre elas o câncer. Essa medida, porém, está sendo intensificada neste mês, devido à ação do Outubro Rosa, visando ampliar a conscientização sobre o câncer de mama e do colo de útero e o incentivo à realização de exames.

O mês de outubro é caracterizado pelas orientações e o aumento no rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama. Com o intuito de fornecer às mulheres mais informações, saúde intensifica o trabalho para esclarecer os benefícios de participar das campanhas e procurar as UBS para agendar os exames. Além disso, explicará como realizar o autoexame das mamas e identificar alterações suspeitas.

A Saúde destaca que, anualmente, realiza a Campanha de Prevenção ao Câncer em parceira com o Hospital de Amor de Barretos. Atendendo todas as UBS, de julho a setembro, a campanha realizou, segundo levantamento prévio do hospital, 1.407 mamografias e 1.804 exames de papanicolau.

Segundo o secretário de Saúde, Marcos Roberto Pagliuco, a prevenção deve ser realizada diariamente e a Saúde precisa estar junto às moradoras para sanar suas dúvidas.

“O câncer é uma doença que tem cura quando diagnosticado precocemente e é isto que a Saúde de Olímpia busca com as ações de orientação. Quem está na UBS é acolhida e pode tirar suas dúvidas. Também marcamos as consultas e encaminhamos os exames. É preciso criar o hábito de se prevenir e temos nos empenhados em orientar cada mulher”, explica Marcos.

Em caso de dúvidas ou para mais informações, as moradoras podem procurar a UBS mais próxima ou entrar em contato pelo telefone (17) 3279-1400.