08 OUT 2018
Educação desenvolve projeto Talento Rosa em parceria com o Hospital de Amor

Expandindo as ações de conscientização sobre a Campanha Mundial de Prevenção ao Câncer de Mama, conhecida como Outubro Rosa, uma parceria do Hospital de Amor (HA) com a comunidade escolar de Barretos e região está desenvolvendo o projeto “Talento Rosa”.

A secretaria de Educação da Estância Turística de Olímpia é uma das participantes do movimento que tem o intuito de ser um chamado para as crianças e adolescentes também refletirem sobre o tema.

Durante a campanha, as escolas estão trabalhando o assunto utilizando diversos elementos como decoração temática, elaboração de paródias, passeatas de conscientização, distribuição de informativos para a população, entre outras atividades.

As escolas recebem ainda orientações sobre prevenção do câncer de mama, visando ampliar os conhecimentos dos docentes e dos alunos a respeito do conceito de autocuidado e promoção de saúde.

A proposta do Talento Rosa é gerar o desenvolvimento de trabalhos que deem visibilidade ao tema, de acordo com a modalidade de ensino, sendo que os alunos da Educação Infantil produzirão cartazes e a Educação Fundamental I fará desenhos.  Além disso, estudantes do Ensino Fundamental II trabalharão com frases e o Ensino Médio com produção de vídeos.

A EMEB Narizinho é uma das escolas participantes, que está trabalhando o tema com as crianças, envolvendo os alunos nas ações de conscientização. A escola foi decorada e está produzindo um cartaz, conforme a proposta. Na terça (11), a EMEB Profª Lourice Arutin Sgorlon também se destacou no projeto, realizando uma passeata com os alunos e finalizando com a formação de um laço do Outubro Rosa, composto pelos alunos.

Ao final deste mês de outubro, será selecionado um trabalho por sala de aula para ser enviado ao Núcleo de Educação em Câncer (NEC) do Hospital de Amor, sendo que será montada uma exposição dos trabalhos na recepção da instituição, a partir de novembro.

O hospital está propondo ainda uma mobilização nas redes sociais no dia 19 de outubro para marcar o Dia Mundial de Luta contra o Câncer de Mama. Neste data, todos podem participar fazendo publicações com a #TalentoRosa2018.

OUTROS PROJETOS

Além do Talento Rosa, a secretaria de Educação também é parceira do HA em outros dois projetos, HCB na Escola e Crianças como Parceiras.

O ‘HCB na Escola’ conta com a participação de cerca de 130 professores da rede municipal e consiste em um curso que tem como intuito capacitar os educadores para trabalhar educação e saúde nas escolas, bem como, conscientizar pais, alunos e comunidade para a prevenção do câncer, com atitudes como alimentação saudável, atividades físicas e cuidados, em geral.

Já o ‘Crianças como Parceiras’ tem sido desenvolvido com os alunos nas aulas de informática do período complementar. Por meio de jogos digitais, o projeto trabalha ações educativas estilo e hábitos de vida saudável para a diminuição de riscos potenciais do câncer, além de tratar sobre segurança e meio ambiente.

O objetivo maior do HA é trabalhar as ações preventivas desde a infância, criando uma cultura de antecipação e fazendo com que a escola tenha papel fundamental na qualidade de vida dos cidadãos.