22 OUT 2018
Vigilância Epidemiológica orienta para cuidados com viroses

Mal estar, febre, indisposição e, por fim, diarreia e vômito. Estes são os clássicos sintomas de diagnóstico das viroses, que se tornam mais frequentes com a chegada das altas temperaturas. Dessa forma, com intuito de prevenir, a Vigilância Epidemiológica da Estância Turística de Olímpia tem buscado orientar a população sobre medidas a serem adotadas no dia-a-dia.

As viroses são doenças provenientes de vírus e têm as mais diversas causas. Geralmente, são resultados de ingestão de água ou alimentos contaminados, ou transmitidas por meio do ar em locais com grande aglomeração.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, além da febre, diarreia e vômito, o paciente acometido por uma virose pode apresentar, como sintomas secundários, dores abdominais, de cabeça e de garganta.

O setor ressalta que as viroses podem ser evitadas com cuidados básicos do cotidiano como: higienização das mãos com frequência; lavagem dos alimentos; verificação o estado de conservação destes; evitar locais fechados e com grande circulação de pessoas; se hidratar; não compartilhar talheres; e evitar a automedicação.

Em caso de sintomas parecidos, o morador deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência ou a Unidade de Pronto Atendimento.