26 OUT 2018
Olímpia apresenta trabalho da Educação com Folclore em seminário internacional

A Estância Turística de Olímpia participou no último sábado, dia 20, do VI Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino (SNIPE), realizado simultaneamente ao IV Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras (SIPPI), uma parceira da Editora Positivo com a Universidade de Lisboa, Portugal.

Os eventos, ocorridos em Curitiba-PR, foram voltados aos profissionais da educação de escolas e municípios conveniados ao sistema de ensino Positivo, com o tema “Competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): desafios da prática pedagógica na sociedade contemporânea”.

Os seminários visaram explorar as novas práticas de ensino e preparar os docentes para a implantação da Base Nacional Comum Curricular, no próximo ano, que consiste em um documento que irá definir um conjunto de normas de aprendizagem que será comum a todos os alunos da Educação Básica.

Para contribuir com os estudos a respeito da temática, a secretária de Educação, Maristela Meniti, e coordenadores da secretaria foram convidados a apresentar um artigo no formato Relato de Experiência com o título: "A Cultura Popular como ferramenta essencial para a aprendizagem e desenvolvimento", que abordou a experiência do município a respeito do trabalho com Folclore desenvolvido com os alunos da rede municipal.

Segundo a secretária, uma das competências da BNCC trata sobre Repertório Cultural, propondo a valorização das diversas manifestações culturais e artísticas, o que já é realizado em Olímpia.

“O documento da BNCC veio reforçar aquilo que a gente já faz no município. Nós tivemos a oportunidade de mostrar para todos os que participaram, tanto presencial como online, qual o nosso trabalho no primeiro semestre letivo e a culminância no Festival do Folclore com a realização do minifestival, gincana de brinquedos, a folclorança, entre outras coisas, ou seja, o trabalho efetivo da educação. Nós conseguimos levar o município de Olímpia a ter uma visibilidade lá fora também e isso nos traz uma grande satisfação”, relatou Maristela.

Além da secretária, também estiveram presentes os Coordenadores Técnico-Pedagógicos: Carmem Silvia Madureira, Edward Marques Silva, Taíse Renata da Cruz e Tiago Pessoa Lourenço.