31 OUT 2018
Atendimento noturno beneficia mais de 260 pacientes em outubro

Proporcionando um horário mais flexível para moradores cuidarem da Saúde, o projeto “Saúde Mais Acessível e Próxima de Você” entra em seu terceiro mês de implantação, ampliando o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde da Família para até às 20h.

Desenvolvido pela secretaria de Saúde, por meio da divisão de Atenção Básica, a iniciativa já beneficiou mais de 400 pacientes, sendo 261 somente neste mês de outubro.

No total, foram 78 consultas Médicas; 24 consultas Odontológicas; 10 visitas domiciliares; 5 exames de eletrocardiograma; 3 testes rápidos; 6 coletas de Papanicolau; 4 curativos; 29 vacinas; 18 aferições de pressão arterial; 23 procedimentos de enfermagem entre outros.

Considerando a importância e o resultado positivo do projeto, mais seis UBSF terão o horário estendido durante o mês de novembro.

A primeira unidade a atender durante o próximo mês será a UBSF Dona Dalva Fernandes Moreda Ayusso (Campo Belo), no dia 6 (terça-feira). Já no dia 8, o atendimento será realizado na UBSF Francisco Figueiredo Filho (São José). No dia 14, os moradores poderão procurar a UBSF Custódio Ribeiro de Carvalho, no distrito de Ribeiro dos Santos ou a UBSF Gilberto Vicente Mora, em Baguaçu.

No dia 22, a UBSF Francisco Figueiredo Filho volta a abrir as portas até mais tarde. No dia 27, os munícipes poderão procurar atendimento na UBSF Valter Stuk, na Cohab IV, que funcionará até às 20h.

A extensão do horário faz parte do plano de governo do prefeito Fernando Cunha e tem o objetivo de contemplar homens e mulheres que necessitam de horários especiais e encontram dificuldades em comparecer às Unidades no horário convencional.

Durante o horário estendido, são ofertadas aos moradores consultas médicas e odontológicas (mediante agendamento prévio), coleta de Papanicolau, aferição de pressão arterial, medição de glicemia e testes rápidos para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites Virais. Também é atualizada a caderneta vacinal dos usuários. Além destes serviços, os moradores recebem a visita dos Agentes Comunitários de Saúde que visam ampliar as ações de combate à dengue e ao escorpião.

“Ampliamos o horário de atendimento porque entendemos que é o horário que o trabalhador tem tempo para trazer o seu filho ou vir ele mesmo para se consultar, tomar vacina pegar uma orientação aqui próximo a sua casa. Pois temos o objetivo de levar a saúde para a população. É um trabalho que já está em seu terceiro mês e estamos buscando atender todas as regiões da cidade e os distritos”, destacou o prefeito.