31 OUT 2018
PRODEM
Semáforo do cruzamento da Rua David de Oliveira com Av. Mário Vieira Marcondes será ligado nesta quinta

Nesta quinta-feira, 1° de novembro, a Prodem - Progresso e Desenvolvimento Municipal irá colocar em funcionamento os semáforos do cruzamento da Avenida Mário Vieira Marcondes com a Rua David de Oliveira. Este é o último conjunto a ser ligado, totalizando oito equipamentos instalados.

Além desses pontos, outros sete cruzamentos receberam os semáforos, são eles: Rua Síria com a Rua David de Oliveira; Avenida Mário Vieira Marcondes com a Rua Bernardino de Campos; Avenida Aurora Forti Neves com a Rua Américo Brasiliense; Avenida Cinquentenário do Folclore com a Avenida Alberto Oberg; Avenida Waldemar Lopes Ferraz com a Rua São João; Avenida Mário Vieira Marcondes com a Avenida Waldemar Lopes Ferraz e Avenida José Rodrigues da Silva com a Avenida Andrade e Silva.

Para a instalação dos semáforos, o investimento inicial previsto era de R$ 516.024,44, viabilizado por meio de um convênio com o Detran-SP, pelo Programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. No entanto, a empresa venceu o processo licitatório pelo valor de R$ 185.000,00. Com isso, a divisão de Captação de Recursos da secretaria de Gestão e Planejamento está analisando com o Estado a possibilidade de reprogramar a diferença do montante para aplicar em outras obras de segurança viária do município.

Uma próxima etapa será a implantação de duas faixas elevadas para travessia de pedestres na Avenida Dr. Waldemar Lopes Ferraz, no trecho entre a Av. dos Olimpienses e a Rua Washington Luiz, em frente à Unidade de Pronto Atendimento. O convênio com o Estado também contemplava uma Campanha Educacional de Segurança no Trânsito que foi desenvolvida com alunos da rede estadual de ensino e a população em geral.

A proposta completa foi protocolada pelo município junto ao Detran-SP em março deste ano e autorizada pelo então Governador Geraldo Alckmin, quando o prefeito Fernando Cunha assinou o convênio, possibilitando que a Prefeitura desse andamento nos trâmites legais. Na ocasião, apenas 12 cidades paulistas foram contempladas com recursos.

TRÁFEGO DE CAMINHÕES

Recentemente, foi aprovada pela Câmara Municipal a Lei nº 4.402, de 24 de outubro de 2018, que proíbe a circulação de veículos articulados e veículos de carga acima de um eixo traseiro vazio ou carregado, pesando acima de oito toneladas, em qualquer horário, em dois trechos, a Avenida Mário Vieira Marcondes, no trecho entre a Avenida Dep. Waldemar Lopes Ferraz e Rua David de Oliveira (subida) e na Avenida Aurora Forti Neves, trecho entre as avenidas Andrade e Silva e Constitucionalista de 32.

Serão autorizados somente os veículos para carga e descarga nos estabelecimentos comerciais localizados nesses trechos. A medida é necessária para melhorar o tráfego de veículos e garantir a segurança dos usuários das vias.

Segundo a proposta apresentada, em algumas das vias o fluxo de veículos com cargas excedentes é intenso e grande parte dos caminhões desvia das praças de pedágios das rodovias estaduais próximas ao município. Além disso, a Av. Aurora Forti Neves é considerada uma das principais vias da cidade, por se tratar de um corredor que dá acesso ao parque aquático Thermas dos Laranjais, e seu tráfego deve ser transitado somente por veículos de passageiros e não de carga. O trânsito de veículos pesados também danifica a pavimentação asfáltica, causando buracos e trazendo transtornos aos munícipes.

Nesta semana, os agentes de trânsito estão realizando uma campanha de orientação, com a distribuição de panfletos para os motoristas de caminhões sobre a proibição do tráfego nos dois trechos.