06 NOV 2018
Prefeitura repassa às entidades quase R$ 250 mil dos fundos municipais

Um encontro realizado na tarde dessa segunda-feira, dia 5, no Gabinete Executivo, formalizou o repasse de recursos arrecadados pelos fundos municipais às entidades assistenciais da Estância Turística de Olímpia.

Ao todo, foram angariados R$ 243.751,47, referentes a 2018, um montante de quase R$ 40 mil a mais que no ano passado. Desse total, R$ 107.751,47 foram destinados integralmente pelo Fundo Municipal do Idoso ao Abrigo São José, que é a única instituição que presta acolhimento aos idosos no município.

Já o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente arrecadou R$ 136 mil, que foram divididos entre as entidades APAE, Cidade da Imaculada, Cidade Mirim de São João Batista, Instituto Santa Filomena, ABECAO e ONG Humanizar. O repasse às instituições é uma atuação conjunta das secretarias de Assistência Social e Finanças.

A ocasião contou com a entrega de um cheque simbólico, contendo o valor do repasse destinado a cada entidade. Estiveram presentes o prefeito Fernando Cunha, a secretária de Assistência Social, Cristina Reale, servidores da secretaria que atuam junto aos fundos, a presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Patrícia Blanco, representantes dos conselhos municipais e das entidades sociais beneficiadas.

Segundo a secretária de Assistência Social, Cristina Reale, o ato é uma forma de prestar contas sobre os recursos e incentivar o trabalho das entidades. “O fundo é um recurso que é muito bem aplicado pelas entidades sociais, que são uma extensão da Administração, seja para os idosos ou crianças e adolescentes. A gente percebe que essa soma que produz resultado positivo para a sociedade. Este é um recurso que dá autonomia para vocês aplicarem naquilo que a instituição entende que é de maior necessidade, uma vez que os recursos municipais, estaduais e federais já são destinados com uma finalidade específica. Então, este momento é não só pra agradecer o trabalho e a dedicação de cada entidade, mas também para tornar público a transparência e o respeito às leis porque, quanto mais as pessoas souberem a quem são destinados os recursos, mais nós teremos adesões”, ressaltou a secretária.

Para o prefeito Fernando Cunha, os fundos municipais são um mecanismo fundamental de contribuição da sociedade. “É importante nós marcarmos um ato para podermos divulgar e promover a possibilidade das pessoas poderem contribuir com as entidades. Vocês fazem um trabalho fundamental para a vida de tantas pessoas, principalmente crianças e idosos, mas mais do que isso vocês educam a sociedade a participar, a serem solidárias. Então, vocês tem um alcance amplo na nossa sociedade e naquilo que nós pudermos auxiliar e apoiar, a Administração estará sempre com vocês”, reforçou o prefeito.

CAMPANHA DE DESTINAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA

Com o propósito de incentivar pessoas físicas e jurídicas a destinarem o Imposto de Renda devido a entidades e projetos, a Prefeitura, por meio da secretaria de Assistência Social, realiza campanhas com a distribuição de folhetos e orientação sobre a doação para os Fundos Municipais do Idoso e da Criança e do Adolescente da Estância Turística de Olímpia.

A ação visa orientar sobre como a doação pode ser feita e os benefícios que a destinação já proporcionou para as entidades assistenciais, principalmente, investimentos em melhorias estruturais para oferecer condições mais adequadas aos assistidos.

Vale lembrar que a destinação é válida apenas para contribuintes que façam a Declaração do Imposto de Renda completa e não a simplificada. Além disso, pessoa física pode deduzir até 6% do imposto devido na declaração e pessoa jurídica até 1%.