06 NOV 2018
Projeto Café com História grava documentário sobre Capitão Narciso Bertolino

O Arquivo Público “Dr. Antônio Augusto Reis Neves” realizou no último sábado, 3 de novembro, o primeiro registro do projeto Café com História, que visa gerar um documentário em vídeo e fotografias sobre personalidades que contribuíram de forma significativa para a cultura olimpiense. O evento, realizado no Centro de Atendimento ao Turista, teve como primeiro homenageado, “Capitão Narciso Bertolino”.

O projeto Café com História será desenvolvido em séries baseadas em um eixo temático. E o eixo temático escolhido para esta primeira série de documentários foi intitulado ‘Desbravadores do Sertão Olimpiense’ para contar a vida daqueles que ajudaram a construir o município.

A abertura do evento foi realizada pela secretária de Administração, Eliane Abreu, que deu boas-vindas aos familiares do homenageado e falou sobre a importância do projeto. Em seguida, foi gravado o documentário com as netas e bisnetas do Capitão Narciso Bertolino, Rosa Thereza Bertolino, Denise Bertolino Braido, Maria Lúcia Bertolino Peppe e Rosana Bertolino Fioramonte Calixto. Durante a entrevista, as participantes dividiram com o público os feitos do homenageado.

Os trinetos também participaram do registro, através do plantio de uma árvore Ipê. A ação foi acompanhada por colaboradoras da divisão de Meio Ambiente da Daemo Ambiental.

A escolha do nome ‘Capitão Narciso Bertolino’ foi devido a sua trajetória desde a fundação da cidade, quando cedeu ao patrono do Arquivo Público, Dr. Neves, uma área com 3.600 metros quadrados, onde foi construída a Praça de Esportes do Colégio Olímpia. Acompanhou passo a passo a vida e o desenvolvimento de Olímpia, pois aqui fez morada em 26 de julho de 1904. A filantropia foi traço tão vivo de sua personalidade que ficou conhecido em toda região como “O Pai da Pobreza”, e fundou em 1906, a primeira farmácia conhecida como Farmácia Popular. Também em suas terras criou a primeira Escola de Olímpia, em1910.

Seus antepassados, na sua grande maioria, são olimpienses que colaboraram em diversas áreas para o desenvolvimento da cidade, no comércio, educação, saúde, rede bancária e servidores públicos, sendo que os familiares continuaram honrando e perpetuando o nome Bertolino.

O Arquivo Publico Municipal possui dois grandes eixos de atuação, Desenvolvimento da Gestão Documental, por meio da organização dos atos administrativos e Preservação, Conservação e Difusão do Acervo Histórico, com o intuito de resgatar a memória histórica do município, organizando o acervo documental histórico e difundindo o mesmo por meio dos projetos Memória Viva, que visa registrar a história olimpiense sob a ótica dos protagonistas e Café com História, que visa resgatar a memória de personalidades marcantes, através de documentos, depoimentos e fotografias.