08 NOV 2018
EDUCAÇÃO
Prefeito e secretária visitam escolas de Baguaçu e estudam melhorias estruturais

As escolas municipais Visconde de Sabugosa e Washington Junqueira Franco, no distrito de Baguaçu, receberam, na manhã dessa quarta-feira (07), o prefeito Fernando Cunha e a secretária de Educação, Maristela Meniti.

A visita foi realizada com o propósito de averiguar as instalações das unidades e estudar melhorias nas estruturas tanto pela necessidade de manutenção como para atender a demanda futura de alunos.

Segundo a secretária de Educação, a principal proposta é ampliar o número de salas da EMEB Visconde de Sabugosa e transferir para a unidade as salas de pré-escola que, atualmente, estão na EMEB Washington Junqueira Franco, separando, assim, a Educação Infantil do Ensino Fundamental I.

“Temos um planejamento da secretaria que contempla a projeção futura de alunos da rede e, assim, nos preparamos para conseguir atender a demanda. Para 2019, está tudo adequado, mas já estamos pensando em 2020, por isso, a necessidade de verificar as instalações para avaliarmos junto ao prefeito a estrutura e solicitar a elaboração dos projetos de melhoria”, explicou Maristela.

Além da construção de salas na EMEB Visconde, a obra deve incluir ainda readequação do refeitório, da quadra e do pátio para reorganizar o espaço e torná-lo mais funcional.

Já na EMEB Washington, a prioridade é a manutenção estrutural para corrigir problemas antigos como infiltrações, uma vez que o prédio possui quase 25 anos de existência e foi sofrendo desgaste ao longo do tempo. Devem ser realizadas ainda melhorias na pintura e outras adequações.

Ambas as escolas já recebem manutenções constantes e também passaram por ações durante o programa de recuperação estrutural, que está sendo finalizado pela secretaria de Educação. Na Visconde, foi realizada a verificação da vigência do AVCB (Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros), que certifica as condições de segurança do prédio. Na Washington, foi elaborado o projeto do AVCB que a escola não possuía, além de reparos na rede elétrica e reforma dos bebedouros.

A visita foi acompanhada pelas supervisoras de ensino, Luciana De Julle e Luciana Morales, pelos diretores das escolas, Francisco Oliveira (Visconde) e Maria de Lourdes Porpeta Gerolin (Washington), além de funcionários, professores coordenadores e o diretor do distrito, Heleno Mendes.

“A cidade está crescendo como um todo e precisamos fazer adequações estruturais para continuarmos garantindo o atendimento a todas as crianças. Hoje, temos cerca de 6 mil alunos na rede municipal e sabemos que nossa demanda é crescente, principalmente, na creche. Estamos estudando as unidades que podemos ampliar e, assim, oferecer uma estrutura de qualidade aos alunos”, relatou o prefeito.

Durante a ida ao distrito, o prefeito Fernando Cunha também passou pelas obras do centro esportivo e de recreação, que será mais uma opção de lazer para os moradores, e esteve ainda na Unidade de Básica Gilberto Vicente Mora, onde conversou com pacientes e funcionários.