21 NOV 2018
GOVERNO
Secretário de Louveira visita Olímpia para troca de experiência sobre Cartão Cidadão

O prefeito da Estância Turística de Olímpia, Fernando Cunha, e os secretários municipais receberam nessa terça-feira, 20 de novembro, a visita do secretário de Gestão de Projetos e Programas, Vlamir Sartori, do município de Louveira. O encontro teve como objetivo a troca de informações e conhecimento sobre a implantação do Cartão Cidadão.

Durante a reunião, o secretário Vlamir Sartori apresentou o uso do Cartão Cidadão no dia a dia, já que no município de Louveira a implantação foi realizada em 2014 e é reconhecida pelas cidades paulistas como um exemplo de bom funcionamento e variedade de serviços. “Neste encontro, explicamos quais foram nossas experiências, o que não faríamos de novo, o que deixamos de fazer e mostrei um pouco do sistema aberto para ver em funcionamento a ferramenta de gestão”, disse o secretário.

Em outubro, a pedido do prefeito, o gestor do Cartão em Olímpia, José Roberto Pimenta, já havia visitado Louveira para conhecer o funcionamento e, agora, a visita de retorno acrescentou ao conhecimento dos demais gestores municipais.

Em Olímpia, o Cartão Cidadão iniciou o cadastro dos moradores em junho deste ano. A ferramenta tem o objetivo de identificar as necessidades específicas de cada munícipe a partir de informações e registros inseridos em um sistema e que estarão disponíveis para os servidores municipais. Desta forma, os serviços serão integrados por um único documento, criando uma base de dados importante para a adoção de políticas públicas eficientes e de qualidade.

Para Vlamir, a implantação do Cartão Cidadão em Louveira ajudou muito a cidade. “Estamos há quase cinco anos com o cartão e muda tudo. O cartão identifica quem é o morador da cidade e faz com que o atendimento dele seja mais rápido, porque ele fica com um cadastro central. Esse cadastro facilita muito o atendimento do técnico da ponta, seja ele de qualquer secretaria. Para nós, além de ter ajudado a regimentar de maneira muito rápida o atendimento nos postos de saúde, escolas, assistência social, também gera um banco de informações daquilo que o morador está usando no dia a dia, o que faz com que isso ajude também na tomada de decisões do prefeito. A ferramenta você usa para uma série de coisas, além de uma própria pesquisa que é feita com o morador, o que ajuda a conhecer o perfil do morador da cidade. Isso fez com que nós tivemos tomadas de decisões mais pró-ativas, com menos problemas emblemáticos, e acertamos mais a aplicação do recurso, porque você sabe para quem é e o que precisa”, explicou.

O secretário ainda afirmou que Olímpia está no caminho certo com a implantação do Cartão Cidadão. “Os secretários hoje entenderam um pouco melhor o projeto, porque tira os papéis da gaveta e traz para um sistema integrado de informações. Olímpia está em um momento exato, muito feliz, que é o momento de começar a decidir quais os serviços que cada secretaria oferece para os moradores e que tem que fazer parte desse banco de dados”, finalizou Vlamir Sartori.

Em Olímpia, o cadastramento individual continua sendo realizado em quatro pontos distribuídos pela cidade, sendo a Casa da Cultura e as Unidades de Saúde da Santa Ifigênia, Cohab I e II e Jardim Paulista. A previsão é de que a segunda fase do projeto, que corresponde à implantação do software nas secretarias e divisões da Prefeitura Municipal, seja iniciada no começo do próximo ano.

Confira os pontos de cadastro:

Casa da Cultura

Rua São João, 942 – Centro