Ir para conteúdo do site
Olímpia/SP, 18 de junho de 2019

Ir para conteúdo

Prefeitura da Estância Turística de Olímpia-SP
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
Flickr
Notícias
Principal   Notícias
 

21/11/2018 às 11:08:00
Santa Casa realiza simulado para atendimento de acidentes com múltiplas vítimas

Com objetivo de capacitar profissionais da Saúde e alinhar as ações de atendimento em casos de grandes acidentes, a Santa Casa de Misericórdia de Olímpia desenvolverá o “Simulado de Atendimento a Desastres e Incidentes com Múltiplas Vítimas”. A ação será no dia 30 de novembro (sexta-feira), às 9 horas, no Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Prof. José Sant’anna”, e contará com a parceria e participação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA),  SAMU, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar, Prodem e do Instituto Educacional de Severínia (IES).

A atividade faz parte do Plano de Atendimento a Desastres e Incidentes com Múltiplas Vítimas, elaborado pela Santa Casa de Olímpia com a finalidade de alcançar melhorias na qualificação do Programa Santas Casas Sustentáveis da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. No plano, foram inseridas ações coordenadas por diversas equipes, ou seja, pré-hospitalar, urgência e emergência e hospitalar.

A simulação consistirá em um atendimento a desastres e incidentes com múltiplas vítimas, buscando manter a qualidade básica ou mínima necessária para o socorro, preservando a vida do maior número possível de vítimas. Além disso, trabalhará técnicas para retomar a normalidade do funcionamento e assistência dos demais pacientes nas unidades envolvidas nos atendimentos.

O simulado trabalhará a triagem e direcionamento das vítimas de acordo com o nível de criticidade pelo SAMU e Corpo de Bombeiros, com apoio da equipe de ambulâncias do município, sendo as supostas vítimas encaminhadas para UPA para atendimento primário e posteriormente direcionadas para Santa Casa de Misericórdia de Olímpia para atendimento especializado. A atividade também abordará diretrizes de funcionamento que minimizem o caos e a confusão, que frequentemente, se estabelecem durante este tipo de ocorrência, tanto nas entidades, quanto nas vias de acesso.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcos Roberto Pagliuco, a ação conjunta demonstra que o município busca melhorias no suporte de emergências médicas em todas as esferas de atendimento.

“Todo segundo é de fundamental importância em um atendimento, principalmente, quando há várias vítimas. Com a atividade de triagem, serão praticados os protocolos e medidas para aperfeiçoar os atendimentos tanto no momento do acidente, quanto na UPA e na Santa Casa. Desta forma, procuramos estabelecer procedimentos que possibilitarão maiores chances de evitar óbitos”, explica o secretário.

Finalizando, a Provedora da Santa Casa, Luzia Cristina Contim, enfatiza a importância dessa iniciativa pioneira no município, numa evidente parceria entre os envolvidos, objetivando o aprimoramento dos atendimentos, com foco na assistência qualificada à população.

 
 
 
 
Conheça nossas redes sociais
e compartilhe com seus amigos:
Facebook
Twitter
Flickr
Informativos da Prefeitura, cadastre-se.
Borda
Logo
Mapa Localização: Praça Rui Barbosa, nº 54 - Centro
CEP: 15400-000 | Olímpia - SP
Telefone Telefone para Atendimento:
(17) 3279-2727
Atendimento Atendimento:
Segunda-feira a Sexta-feira das 8h às 17h
© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.
Instar
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Internet Instar Internet