30 NOV 2018
GABINETE
Prefeito encaminha à Câmara projeto para instalação de Parklets em vias públicas

Visando tornar o comércio mais atrativo e aprimorar o paisagismo da Estância Turística de Olímpia, o prefeito Fernando Cunha encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei que dispõe sobre a instalação de Parklets.

Os Parklets são plataformas instaladas na extensão do passeio público ou das vias e equipadas com bancos, floreiras, mesas, cadeias e guarda-sóis, transformando-se em um novo espaço de lazer para a população.

Segundo o projeto, a implantação poderá ser realizada por proprietários de estabelecimentos comerciais que estejam regularizados, mediante apresentação do projeto do Parklet e da documentação exigida. Além disso, a proposta tende a ainda a regulamentar os comércios que já utilizam os passeios públicos, de modo a torná-los regulares e permitindo, assim, passagem para o fluxo de pedestres.

Serão destinados à instalação apenas locais que abrigam estacionamento de veículos, sendo vedada a construção em espaços onde haja faixa exclusiva de ônibus, pedestres, ciclovias ou ciclofaixas. Além disso, a plataforma deve respeitar as dimensões máximas de 2,20 metros de largura por 11 metros de comprimento, em alinhamento às calçadas.

A implantação dos equipamentos será autorizada apenas após aprovação do projeto pela Prefeitura e assinatura do termo de cooperação entre o município e o proprietário do estabelecimento, sendo que o proponente do Parklet será o responsável pela implantação e manutenção do espaço.

Segundo o prefeito Fernando Cunha, a iniciativa tem o propósito de contribuir com as melhorias urbanísticas que o município tem recebido, tornando-a mais atrativa para a população e para os turistas.

“Diversas cidades já adotaram esses equipamentos que, além de ampliar a capacidade dos estabelecimentos, deixam o ambiente mais bonito. A intenção é incentivar os comerciantes a adotarem os Parklets, principalmente no centro e nas avenidas. Estamos revitalizando alguns pontos da cidade e esse projeto visa ser mais uma atração do município”, destaca o prefeito.