Ir para conteúdo do site
Olímpia/SP, 13 de dezembro de 2018
tempo
22°C MIN 34°C MAX
Borda

Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
Flickr
Notícias
Principal   Notícias
 

05/12/2018 às 12:37:00
Prefeito acompanha obras do Poço Profundo em perfuração no Aquífero Guarani

Para garantir o abastecimento de água de toda a cidade, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia e a Daemo Ambiental estão realizando diversos investimentos importantes, que estão sendo acompanhados de perto pelo prefeito Fernando Cunha. Na tarde dessa terça-feira (04), o chefe do Executivo visitou o local de perfuração do novo Poço Profundo que abastecerá a Estação de Tratamento de Água (ETA), considerada a maior obra da Administração Municipal para ampliar o sistema de água.

O novo poço, que começou a ser construído em setembro, terá 1.100 metros de profundidade, sendo que já foram perfurados cerca de 350 metros. O projeto propõe a utilização da água do Aquífero Guarani, que é uma grande fonte subterrânea de água potável, em substituição à antiga proposta que pretendia captar superficialmente água através do Rio Cachoeirinha, cujo tratamento da água seria mais trabalhoso, além da cota de inundação ser bastante instável, principalmente no período da seca.

“Nós já furamos um poço junto à Daemo, perto do Ginásio de Esportes e, agora, estamos furando um segundo poço. O Aquífero Guarani é um grande depósito de água quente que tem no subsolo, nessa parte do Brasil e também em um pedaço da Argentina, Paraguai e Uruguai. É uma grande fonte de água potável pura sobre a qual nós estamos morando e, hoje, é usada unicamente para recreação. Então até lá para fevereiro, irá jorrar água quente, que deverá vir em torno de 50 graus, que depois será resfriada e bombeada daqui para depósitos próximos da Apae”, explica o prefeito.

Os custos para a implantação de todo o sistema será de aproximadamente R$ 16 milhões de um recurso do Governo Federal. A obra, que compreende três etapas, está em sua primeira fase com um investimento de cerca de R$ 5 milhões, que foi liberado por intermédio do prefeito junto às lideranças federais.

Ainda de acordo com o prefeito, o novo poço irá abastecer toda a região leste, que é a que mais cresce na cidade, solucionando problemas de falta d’água que os moradores vêm enfrentando há anos, além garantir que o sistema tenha capacidade de suprir o município pelas próximas décadas.

“O poço gerará água para os grandes reservatórios localizados na região da Cecap e, a partir dali, distribuiremos água para toda região da zona leste da cidade, atravessando o Viva Olímpia, Harmonia, Morada Verde, Santa Fé, Campo Belo, depois a Cohab I e II. Então, nós teremos, a partir desta alimentação, água pura, sem necessidade de tratamento. Nós iremos levar água à casa de todo mundo, inclusive, por uma linha de alimentação, que seguirá pela Av. Mário Vieira Marcondes e poderá alcançar até a Rua São João do outro lado da cidade”, acrescenta.

“Nós produziremos aqui cerca de 25% do que a cidade consome, podendo ainda chegar a 50% da demanda. Assim, seguramente, nós deveremos ter em uma previsão de dois anos todo um sistema reformulado, com a entrega dessa grande obra ao lado da ETA, novos poços, reservatórios e interligações. Uma nova Olímpia com água pura para as gerações futura da nossa cidade”, concluiu Fernando.

A visita foi acompanhada ainda por servidores da Daemo Ambiental e pelo encarregado de obras da empresa terceirizada responsável pela perfuração, Engeper Engenharia e Perfurações Ltda – ME.

 
 
 
 
Conheça nossas redes sociais
e compartilhe com seus amigos:
Facebook
Twitter
Flickr
Informativos da Prefeitura, cadastre-se.
Borda
Logo
Mapa Localização: Praça Rui Barbosa, nº 54 - Centro
CEP: 15400-000 | Olímpia - SP
Telefone Telefone para Atendimento:
(17) 3279-2727
Atendimento Atendimento:
Segunda-feira a Sexta-feira das 8h às 17h
© Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.
Instar
Seta
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.