07 DEZ 2018
Conferências debatem ações para crianças e adolescentes

As políticas públicas e ações destinadas às crianças e adolescentes foram tema de discussão e debates da II Conferência Lúdica das Crianças e Adolescentes e da XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Realizadas, recentemente, no Clube da Velha Guarda, o encontro reuniu membros da administração pública e da sociedade civil da Estância Turística de Olímpia.

Organizadas pela secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), as conferências visaram apontar os desafios a serem enfrentados e as ações necessárias para garantir o pleno acesso das crianças e adolescentes às políticas sociais.

Além disso, os presentes formularam propostas para o enfrentamento das diversas formas de violência contra crianças e adolescentes, discutiram ações para a garantia e a qualificação e debateram sobre a promoção da igualdade e proteção integral.

As conferências tiveram palestras de Tatiana Borges e Jandira Almeida Ramos, que destacaram a importância de dar voz às crianças e adolescentes e, principalmente, refletir sobre o trabalho realizado no dia a dia no município.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Cristina Reale, as conferências são os ambientes propícios e necessários para uma reflexão e discussão sobre a criança e o adolescente.

“Precisamos dar voz as nossas crianças e adolescentes e debater políticas públicas. É o caminho para estabelecer uma sociedade acessível e que entenda as reais necessidades. Podemos elaborar estratégias e criar metas para melhor acolher as crianças e adolescentes, garantindo seu pleno desenvolvimento, consolidando a rede de proteção integral”, destaca Cristina.

Presente na conferência, o prefeito Fernando Cunha salientou o trabalho desenvolvido no município e destacou a efetiva participação do Social.

“Temos uma população de crianças e adolescente muito grande no município e direcionar ações a eles é essencial para o desenvolvimento de uma sociedade. O trabalho do município procura proteger os direitos e deveres de cada um”, ressalta o prefeito.