Olímpia/SP, 22 de abril de 2019

07/12/2018 às 10:46:00
Educadores de Olímpia concluem formação do Arranjo de Desenvolvimento da Educação

O Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Noroeste Paulista, com sede em Votuporanga, realizou, no dia 5 de dezembro, a Cerimônia de Certificação da Turma Piloto de 2018 do Laboratório de Mudança, um projeto apoiado pelo Instituto Natura com o objetivo de potencializar a atuação e as habilidades de liderança dos gestores e profissionais das redes municipais de educação da região.

A Estância Turística de Olímpia é uma das quase 60 cidades que compõe o arranjo e participou do curso de formação, representada pela secretária de Educação, Maristela Meniti, e pela supervisora de ensino, Iracema Terezinha Ducatti Bassetto, que integram o Comitê Gestor do projeto, além das diretoras Lilian Cristina Bertasso (EMEB Joaquim Miguel dos Santos) e Lucilene de Abreu Queiroz (EMEB Marquês de Rabicó), que foram alunas do curso.

Durante a formação, que teve início em agosto, os gestores, de forma colaborativa e sem investimento financeiro dos municípios, dedicaram-se à divisão de responsabilidades, desde a organização do espaço no qual se realizaram as sessões (Polo UAB de Votuporanga) até à definição da estrutura das atividades (conteúdo e as dinâmicas realizadas com os supervisores e coordenadores das redes municipais).

Durante o curso, os participantes buscaram instalar o desenvolvimento e a adoção de melhores práticas de gestão nos sistemas públicos de educação, contribuindo para a melhoria do ensino e o êxito da aprendizagem de todos os estudantes. Além disso, o grande foco do ADE é incentivar a cooperação entre os municípios, a troca de experiências entre eles e a superação dos desafios.

O certificado atestou o cumprimento da carga horária de 50 horas para os 65 alunos que concluíram a formação e também as 80 horas de trabalho desenvolvidas pelo Comitê Gestor.

icone instar © Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.