14 DEZ 2018
Na contramão do Estado, Olímpia está sob controle no combate ao Aedes aegypti

O resultado positivo do árduo trabalho desenvolvido pela Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, no decorrer do ano, no combate à dengue, zika e chikungunya, foi comprovado pelo último Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), divulgado nesta quinta-feira (13).

Segundo o relatório, o índice do município é de apenas 0,2% de imóveis com infestação, considerado satisfatório pelo LIRAa em até 1%. Entre 1% e 3,9%, já passa a ser estado de alerta e, acima de 4% de imóveis infestados, a situação da cidade é considerada como risco.

O LIRAa foi realizado em 3.946 cidades do país, das quais 357 apresentam situação de risco de surto (mais de 4% dos imóveis têm infestação) e 1.139 estão em alerta. Em relação ao Estado de São Paulo, 250 municípios apresentam alerta ou risco devido ao índice de infestação elevado.

Comparando com outros municípios próximos com índice populacional semelhante ao de Olímpia, a cidade registrou números melhores que os de Mirassol (3%), Barretos (2,3%) e Bebedouro (4,7%). Na região, o levantamento aponta que seis cidades estão em risco e 48 em estado de alerta.

Para evitar a proliferação do mosquito e o avanço de casos de dengue, zika e chikungunya, o setor de Controle de Vetores da secretaria de Saúde realiza, diariamente, as visitas casa a casa, nas quais os 30.180 imóveis do município são vistoriados e os moradores orientados sobre como se prevenir contra as doenças e eliminar criador do mosquito transmissor.

Além disso, está em andamento no município uma segunda ação de recolhimento de materiais que acumulam água e entulhos, o Arrastão de Combate à Dengue e ao Escorpião. No mês de abril, em parceira com a TV Tem Rio Preto, o município já havia realizado o Cidade Limpa, um mutirão que também tem o objetivo de contribuir com saúde e o meio ambiente.

A cidade também promove a investigação e o bloqueio na região que registrar caso positivo, e concomitantemente, as ações e nebulização. No decorrer do ano, também foram intensificadas as orientações à população, conscientização durante o feriado de finados e a realização de uma semana de mobilização. Os Agentes Comunitários de Saúde recebem ainda orientações constantes dos profissionais do Controle de Vetores para transmitir para os moradores.

De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica, o município registrou 123 casos positivos de dengue, este ano, sendo cinco deles importados. Em relação à zika e à chikungunya, a cidade não tem nenhum caso positivo.

Segundo o secretário de Saúde, Marcos Roberto Pagliuco, o resultado satisfatório no Mapa da Dengue demonstra que o município desenvolve trabalhos para evitar a proliferação do mosquito e o avanço de casos.

“Nossos trabalhos são intensivos e, principalmente, com caráter educativo e destinado à conscientização. A administração pública e o morador agem juntos para combater as arboviroses”, destaca Marcos.