Ir para conteúdo do site
Olímpia/SP, 15 de setembro de 2019

Ir para conteúdo

Prefeitura da Estância Turística de Olímpia-SP
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
Flickr
Notícias
Principal   Notícias
 

10/01/2019 às 15:14:00
Saúde promove orientações sobre Hanseníase em UBS

Com o intuito de alertar sobre a Hanseníase e divulgar informações para profissionais da Saúde e moradores, a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) tem visitado as Unidades Básicas de Saúde dando palestras sobre a doença. A ação faz parte do Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, celebrado em 28 de janeiro.

Conhecida também como Janeiro Roxo, a iniciativa objetiva orientar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e as formas de evitar a doença. Em um balanço realizado pelo CTA, o município registrou uma redução de casos em mais da metade em 2018, passando de sete pacientes diagnosticados e tratados em 2017, para três pacientes no ano passado.

Durante as palestras, os Agentes Comunitários de Saúde e os enfermeiros são orientados sobre como identificar os principais sintomas que são: formigamento, cãibras recorrentes, manchas brancas ou avermelhadas com perda de sensibilidade ao tato e ao calor; bem como sobre a transmissão da bactéria que se dá de pessoa para pessoa quando se expele bacilos através do sistema respiratório superior, por meio da fala, tosse ou espirra.

Para os pacientes, explica-se como o tratamento é feito pelo CTA e a importância de procurar atendimento médico em caso de suspeita.

Segundo a chefe do CTA, Isabella Pereira Gonçalves, o paciente recebe tratamento gratuito do município e é monitorado por cinco anos após a cura.

“A hanseníase é uma doença de Saúde Pública e tem como porta de entrada a Atenção Básica nas UBS, sendo o CTA a referência para fazer o tratamento e o acompanhamento médico. Quando o paciente é diagnosticado com hanseníase já é iniciado o tratamento gratuito, sendo realizadas uma avaliação de capacidade a cada três meses e um monitoramento por uma equipe multidisciplinar que o estimula a cumprir todas as etapas até a obtenção da cura. Quando diagnosticado toda família também é monitorada.”, explica Isabella.

Além do tratamento e acompanhamento do paciente, o CTA é responsável por realizar uma busca ativa no município.

Em caso de suspeita de hanseníase, a Saúde orienta o morador a procurar a UBS mais próxima ou o CTA.

 
 
 
 
Conheça nossas redes sociais
e compartilhe com seus amigos:
Facebook
Twitter
Flickr
Informativos da Prefeitura, cadastre-se.
Borda
Logo
Mapa Localização: Praça Rui Barbosa, nº 54 - Centro
CEP: 15400-000 | Olímpia - SP
Telefone Telefone para Atendimento:
(17) 3279-2727
Atendimento Atendimento:
Segunda-feira a Sexta-feira das 8h às 17h
© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.
Instar Tecnologia
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia