23 JAN 2019
Geração de emprego de 2018 é a maior dos últimos cinco anos em Olímpia

O mercado de trabalho na Estância Turística de Olímpia está aquecido. É o que demonstra o levantamento do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgado nesta quinta-feira (23), pelo Ministério da Economia. Segundo o balanço, o município fechou 2018 com um saldo positivo de 465 empregos.

No total, foram 5.563 admissões contra 5.098 desligamentos, ao longo do ano, o que rendeu o melhor desempenho da cidade dos últimos cinco anos. Em 2014, o saldo foi de 121; em 2015 e 2016, o município encerrou no negativo com -228 e -141 vagas, respectivamente. Já em 2017, Olímpia apresentou recuperação, fechando com um saldo positivo de 224 empregos.

Ainda de acordo com o Caged, no decorrer de 2018, os meses com melhores índices foram março e abril, sendo o primeiro com saldo positivo de 323 empregos e o segundo com 299 contratações a mais do que demissões.

O bom desempenho do município também se destaca em relação à região. Entre as cidades mais próximas, Olímpia ficou atrás apenas de São José do Rio Preto, que concluiu o último ano com saldo 1.836 empregos, superando cidades como Bebedouro (-1.549), Catanduva (-45), Votuporanga (-3), Novo Horizonte (143), Jales (109), Mirassol (151), Severínia (189), Barretos (311) e Fernandópolis (399).

O levantamento avalia o emprego formal no país, o que mostra que o município vem crescendo ao longo dos anos, sendo que um dos fatores que mais contribui é o setor de Turismo, que representa cerca de 70% da economia local, segundo estimativa da secretaria de Turismo. A expectativa é que a geração de emprego seja ainda maior para 2019 com a inauguração de novos empreendimentos.