Ir para conteúdo do site
Olímpia/SP, 18 de junho de 2019

Ir para conteúdo

Prefeitura da Estância Turística de Olímpia-SP
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
Flickr
Notícias
Principal   Notícias
 

24/01/2019 às 10:42:00
Saúde participa de reunião regional para discutir prevenção à dengue

Com o intuito de discutir diretrizes e medidas para evitar o aumento de casos de dengue e a proliferação do Aedes aegypti na região, a Direção Regional de Saúde de Barretos (DRS-V) reuniu, na manhã dessa quarta-feira (23), os municípios integrantes para um encontro técnico. Empenhada em combater a doença, a Estância Turística de Olímpia esteve presente na reunião com servidores dos setores de Vigilância Epidemiológica (VE) e Controle de Vetores e da divisão de Atenção Básica da secretaria de Saúde.

O encontro, realizado no auditório da DRS-V, orientou os municípios sobre as transmissões de Dengue, Chikungunya e Zika que têm ocorrido no Estado de São Paulo e contou com a participação de coordenadores de Vigilância Epidemiológica, da Atenção Básica Municipal e membros da Santa Casa de Barretos.

Segundo a secretaria de Saúde de Olímpia, o município realiza diariamente ações para combater a dengue e evitar a proliferação dos mosquitos. Recentemente, foi realizado também um mutirão de limpeza que percorreu toda a cidade com intuito de eliminar criadouros e recolheu mais de 800 caminhões de lixos e entulhos. Além disso, os agentes de controle de endemias visitam os imóveis da cidade orientando os moradores e vistoriando quintais.

Seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, caso seja notificado um caso suspeito no local é realizado o bloqueio, que consiste na intensificação dos agentes em ações para eliminação de possíveis criadouros do mosquito e uma busca ativa em moradores com sintomas suspeitos ao da dengue. A nebulização é realizada quando confirmado o caso de dengue.

De acordo com um levantamento da Vigilância Epidemiológica, o município registra, neste ano, 41 notificações de dengue, das quais 14 são negativas, oito positivas e 19 aguardam resultado. Em relação à zika e à chikungunya, a cidade não tem nenhum caso positivo.

A Saúde destaca que, por enquanto, o município está sob controle no combate à dengue, uma vez que a infestação do mosquito é baixa na cidade. Segundo o último relatório do Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), divulgado no mês passado, o índice do município é de apenas 0,2% de imóveis com infestação, considerado satisfatório em até 1%.

A cidade está em situação positiva comparada a outros municípios próximos como Mirassol (3%), Barretos (2,3%) e Bebedouro (4,7%). Na região, o último levantamento apontou que seis cidades estão em risco e 48 em estado de alerta.

Na última semana, a secretaria de Saúde do Estado realizou uma videoconferência com os gestores de São José do Rio Preto e Araçatuba para definir estratégias de combate, principalmente em relação aos casos mais graves da doença, uma vez o mosquito da dengue tem ciclos de infestação e, para 2019, pode haver epidemias.

A Saúde de Olímpia salienta que é preciso um trabalho conjunto e a colaboração de todos os moradores para combater o mosquito e destaca que eliminar criadouros e procurar ajuda médica em caso de sintomas suspeitos auxiliam na luta contra a Dengue.

 
 
 
 
Conheça nossas redes sociais
e compartilhe com seus amigos:
Facebook
Twitter
Flickr
Informativos da Prefeitura, cadastre-se.
Borda
Logo
Mapa Localização: Praça Rui Barbosa, nº 54 - Centro
CEP: 15400-000 | Olímpia - SP
Telefone Telefone para Atendimento:
(17) 3279-2727
Atendimento Atendimento:
Segunda-feira a Sexta-feira das 8h às 17h
© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.
Instar
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Internet Instar Internet