Olímpia/SP, 17 de julho de 2019

24/01/2019 às 14:03:00
CTA realiza ação de orientação sobre hanseníase na Praça neste sábado

Com o intuito de conscientizar a população sobre os riscos da hanseníase, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da secretaria de Saúde da Estância Turística de Olímpia, realizará neste sábado (26), das 8h às 12h, uma ação de orientação aos moradores, na Praça da Matriz.

Conhecida como “Janeiro Roxo”, a campanha é desenvolvida mundialmente em combate e prevenção à hanseníase, cujo dia nacional é celebrado no último domingo do mês. Na oportunidade, os moradores receberão todas as instruções para ter cuidados com a doença.

A hanseníase é uma doença infecciosa que acomete pele e nervos, sendo sua forma de contágio por vias respiratórias e convívio prolongado. A patologia apresenta manchas avermelhadas ou amarronzadas pelo corpo, com perda de sensibilidade ou dormência e queda de pelo. As manchas não coçam e não pegam pó. Caso não tratada precocemente, a hanseníase pode provocar várias complicações como diminuição da força muscular; paralisia nas mãos e pés (mão em garra), olhos caídos, alterações visuais (face leonina), entre outras.

O tratamento é feito por meio de medicamentos fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no CTA. O paciente é acompanhando por médico e fisioterapeuta para avaliação. A média do tratamento é de 12 meses podendo se prorrogar para até 18 ou 24 meses.

Além desta ação, a campanha segue com palestras e orientações em todas as Unidades Básicas de Saúde e também com os agentes de Saúde durante as visitas domiciliares.

O CTA faz um alerta a toda população para que, em caso de suspeita, surgimento de manchas e dormência, procure o médico da unidade mais próxima para avaliação e encaminhamento. A hanseníase tem cura e, por isso, deve ser diagnosticada e tratada precocemente.