08 MAR 2018
CULTURA, ESPORTES E LAZER
Museu inicia três projetos culturais

A secretaria municipal de Cultura, Esportes e Lazer lançou na segunda-feira, dia 5, durante a reabertura do Museu de História e Folclore “Maria Olímpia”, três projetos culturais. Dois deles serão desenvolvidos ainda no primeiro semestre do ano e o terceiro durante o ano todo.

O primeiro é o “Fotos e Fatos da Memória Olimpiense”. O projeto consiste na construção de um gigantesco álbum virtual montado pela população – com imagens antigas de acervos pessoais, que mostrem ruas, praças, casas e prédio – e que será disponibilizado no Portal da Prefeitura, na página do Museu de História e Folclore.

“Muitos desses lugares estão hoje completamente transformados ou mesmo deixaram de existir. E estes serão resgatados pelo belo e importante projeto. As fotos das famílias que construíram a cidade completarão esse álbum de memórias e nosso folclore com as cores, raízes e tradições será conhecido no mundo”, diz a secretária de Cultura, Esportes e Lazer, Tina Riscali.

De acordo com ela, esse projeto tem por objetivo, além de criar um acervo fotográfico, disponibilizar um material de pesquisa importante, resgatar o amor pela cidade e ainda oferecer para as futuras gerações a história completa do nosso município.

COMO PARTICIPAR

A população pode participar e contribuir com o projeto levando suas fotos antigas diretamente no Museu (na Rua David de Oliveira, 92) para que as imagens sejam escaneadas e devolvidas na hora, ou enviar para o e-mail museu@olimpia.sp.gov.br.

“No Museu, as fotos serão escaneadas por um profissional. Enquanto isso o colaborador preencherá um pequeno formulário com seu nome e os relatos das fotos (caso saiba)”, explica a secretária Tina.

No caso do participante enviar as fotos por e-mail, é necessário que forneça seu nome completo, endereço e telefone, além dos dados da imagem. As fotos serão selecionadas e inseridas no site com o nome do proprietário da foto e com um breve relato da imagem.

Os pesquisadores do Museu farão, se necessário, pesquisa sobre cada foto do acervo dando assim também sua contribuição.

O álbum virtual será dividido em três temas:

1 – Cidade

Fotos da Cidade, ruas, casas, parques, praças e lojas.

2 – Família

São fotos dos imigrantes, moradores, esportistas, educadores, pessoas que hoje são nomes de ruas, pessoas conhecidas nos bairros ou na região.

3 – Folclore

Essas fotos podem ser do nosso Festival do Folclore, de festas realizadas na cidade, em clubes, escolas ou praças.

A quantidade de fotos é livre. O horário de atendimento do Museu é das 9h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 14h, aos sábados.

ALUNOS

O segundo projeto lançado pela secretaria de Cultura é o “Escrevendo o Museu e Desenhando o Museu”, cuja realização será em parceria com a secretaria municipal de Educação. O objetivo é promover a interação da comunidade escolar com a Cultura Museológica.

As atividades, que serão realizadas no período de março a junho de 2018, envolverão crianças de 8 a 14 anos (Escrevendo sobre o Museu) e de 7 a 9 anos (Desenhando o Museu).

“A secretaria de Educação ficará responsável por agendar as visitas dos alunos ao Museu. Depois, em sala de aula, eles farão atividades de escrita e desenho relatando o que aprenderam no Museu”, explica a secretária Tina Riscali.

O terceiro projeto lançado ontem é o “Museu Vivo”, programa que será realizado no período de março a julho de 2018. O objetivo é apresentar, uma vez por mês, atividades folclóricas de raiz da nossa cidade, além de uma exposição montada pelos grupos participantes, contendo todos os elementos usados por cada dança e grupo folclórico.

“Com esse projeto o Museu ganhará cor, movimento e som com a presença das folias de reis, congada de fitas, terno de Moçambique e catira. Além de apresentações de danças, os dirigentes dos grupos folclóricos vão explicar sobre a cultura de cada um, contar suas histórias, relatar suas tradições e ainda explicar todos os paramentos, vestimentas e símbolos utilizados durante as manifestações folclóricas”, explicou a secretária Tina Riscali.

De acordo com o chefe do setor de projetos e atividades culturais do município, Célio José Franzin, o “Museu Vivo” terá a participação de cinco grupos folclóricos, que se apresentarão uma vez por mês, sempre a partir das 19 horas. O primeiro será a “Dança de São Gonçalo”, que se apresenta no dia 23 de março.