30 JAN 2019
Pacientes já podem consultar resultados de exames no site da Prefeitura

Os moradores da Estância Turística de Olímpia já podem acessar os resultados de exames laboratoriais online. A inovadora ferramenta é inédita no município e foi implantada pela secretaria de Saúde, atendendo um pedido do prefeito Fernando Cunha. O sistema possibilita ao paciente acessar, de qualquer localidade, os resultados sem a necessidade de ir ao laboratório local ou à Unidade Básica de Saúde (UBS).

O resultado é disponibilizado no Portal Oficial da Prefeitura (www.olimpia.sp.gov.br), no item “Resultados de Exames”, localizado ao lado direito na Barra de Ferramentas. Para o acesso, o cidadão terá que preencher dois espaços, sendo um de usuário (que será o número do Cartão SUS) e outro com a senha, sendo que estes dados são fornecidos pela Saúde no dia do exame.

“Desde a semana passada já estamos entregando, no momento da realização dos exames, uma etiqueta para o acesso dos resultados no site da Prefeitura. Com isso, conseguimos levar um serviço de qualidade à população, de maneira rápida e prática, bastando que o paciente insira seus dados no site para ver o resultado de seu exame. É importante lembrar ainda, que isso poderá ser feito de forma progressiva, ou seja, se um morador fizer um exame agora e outro daqui a três meses, ele conseguirá imprimir todo o seu histórico e levar ao médico, inclusive de maneira online, com o uso de smartphones”, destacou o secretário de Saúde, Marcos Pagliuco.

Ao acessar o sistema, o paciente será informado quais os exames estão liberados (representados pela cor azul), quais estão pendentes (laranja) e os exames de acesso restrito (vermelho), como, por exemplo, HIV, sendo obrigatória a retirada no laboratório local.

A Saúde ressalta que mesmo com o sistema online, disponibilizará ainda os resultados de exames no laboratório local ou qualquer UBS. Em caso de dúvidas, o morador deve entrar em contato com a secretaria de Saúde pelo telefone (17) 3279-1400.