Olímpia/SP, 26 de junho de 2019

07/02/2019 às 09:41:00
Daemo realiza campanha para destinação correta de resíduos eletroeletrônicos

A partir desta quinta-feira, dia 7 de fevereiro, a Daemo Ambiental dará início à campanha para a destinação correta de resíduos eletroeletrônicos. O objetivo é conscientizar e incentivar a população a fazer o descarte correto. O ponto de coleta estará disponível até dia 13 de fevereiro, na sede da Daemo, localizada na Av. Harry Gianecchini, 350 - Jardim Toledo.

No local, podem ser depositados, das 8h às 13h30, celulares, computadores, televisores, vídeo cassetes, vídeo games, máquinas fotográficas, pilhas, baterias, entre outros resíduos eletroeletrônicos.

O descarte correto dos resíduos eletroeletrônicos é de extrema importância, pois esse tipo de material, se disposto no meio ambiente de forma incorreta, causa danos ambientais relacionados com a contaminação do solo e da água, por meio de substâncias químicas potencialmente perigosas como chumbo, mercúrio, fósforo, cobre e zinco, além do plástico que é altamente tóxico ao ambiente e leva décadas para ser degradado.

O trabalho da Daemo Ambiental atende ainda o que prevê o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que considera como resíduos especiais – aqueles que causam significativo impacto ambiental – agrotóxicos, embalagens de produtos perigosos, pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas fluorescentes (de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista) e, produtos eletroeletrônicos e seus componentes.

Após o término da ação, todo o material recolhido será encaminhado para uma empresa especializada em reciclagem de eletroeletrônicos.

Além da campanha, os eletroeletrônicos podem ser depositados, diariamente, no Ecoponto, localizado na Rua Elzon Furlan, 151, no Distrito Industrial, que fica aberto todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 6h às 18h. Os Ecopontos são equipamentos públicos destinados ao recebimento voluntário de pequenos volumes de Resíduos da Construção Civil (até 1 m³), resíduos volumosos (sofás, móveis, colchão), eletroeletrônicos, lâmpadas, pilhas, baterias, animais mortos e também funciona como PEV (Ponto de Entrega Voluntária) de resíduos recicláveis (papel, papelão, vidro, plástico, metal e óleo de cozinha usado).