13 FEV 2019
Escolas promovem ações de conscientização e combate à dengue

Visando ampliar as ações de combate ao Aedes aegypit, mosquito transmissor da dengue e de outras doenças como chikungunya e zika, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia está realizando diversas atividades nas escolas. A iniciativa, que faz parte da Semana Estadual de Mobilização de Combate ao Aedes, tem parceria entre as secretarias municipais de Educação e Saúde.

Nesta semana, as unidades escolares estão promovendo ações especiais com os alunos com o objetivo de conscientizar as crianças e incentivar hábitos de prevenção, tornando-as multiplicadoras das informações.

Cada escola está desenvolvendo atividades específicas, entre elas entrega de panfletos, recolhimento de entulhos e recipientes que possam servir de criadouros, exibição de filmes educativos, confecção de cartazes, contação de histórias e passeata de mobilização.

Por meio das ações, as crianças aprendem de maneira lúdica o ciclo do mosquito, as medidas de prevenção, os sintomas e a importância de cuidar do ambiente onde vivem para evitar a proliferação das doenças.

Além desta atividade pontual, o município tem tomado diariamente medidas de combate ao mosquito com a visita constante dos agentes de controle de endemias nos imóveis, orientando os moradores e vistoriando quintais. Também, recentemente, foi realizado um mutirão de limpeza que percorreu toda a cidade com intuito de eliminar criadouros e recolheu mais de 800 caminhões de lixos e entulhos.

Todas as atuações e o trabalho conjunto do poder público e da população são fundamentais para evitar a proliferação do mosquito, uma vez que para 2019 pode haver epidemias devido ao ciclo de infestação do Aedes.

Quando há notificação de casos suspeitos é realizado o bloqueio no local, que consiste na intensificação dos agentes em ações para eliminação de possíveis criadouros do mosquito e uma busca ativa em moradores com sintomas suspeitos ao da dengue. Já a nebulização é realizada quando confirmado o caso de dengue, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, o município registra, neste ano, 34 casos positivos, sendo 5 importados. Os números colocam Olímpia em uma situação de controle em relação a outras cidades da região, que já apresentam situação de surto ou epidemia da doença.