Ir para conteúdo do site
Olímpia/SP, 14 de novembro de 2019
AO VIVO: Chamara Pública 04/2019 - 11/11/2019
ASSISTIR

Ir para conteúdo

Prefeitura da Estância Turística de Olímpia-SP
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
Flickr
Notícias
Principal   Notícias
 

14/02/2019 às 11:55:00
Saúde realiza reunião para discutir dengue e promove ações contra a doença

Com intuito de discutir diretrizes para o enfrentamento da dengue e analisar propostas de ações, a secretaria de Saúde da Estância Turística de Olímpia, por meio da Vigilância Epidemiológica, promoveu um encontro da “Sala de Situação Dengue”, na Santa Casa de Misericórdia.

A reunião contou com a presença de representantes das secretarias de Educação; Turismo; Obras, Engenharia e Infraestrutura; e Daemo Ambiental. Além das secretarias, estiveram presentes ainda profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e de setores da secretaria de Saúde.

De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica, a Sala de Situação Dengue é um espaço físico estabelecido para discutir questões relacionadas à prevenção e ao combate do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya, as chamadas ‘arboviroses’.

De forma dinâmica, o encontro debateu a situação do município e como a administração está atuando na situação. Além disso, discutiu os trabalhos de conscientização dos moradores e como uma ação conjunta das secretarias pode auxiliar no combate e na prevenção das arboviroses.

Segundo o secretário de Saúde, Marcos Roberto Pagliuco, o diálogo possibilita analisar situações que possam colaborar no combate à dengue.

“Buscamos traçar parâmetros para enfrentar as arboviroses. As discussões possibilitam esclarecer dúvidas e nortear os passos que adotamos na Saúde. A participação de todos é fundamental no enfrentamento da dengue”, destaca o secretário.

Nesta semana, as secretarias municipais de Saúde, Educação e Daemo Ambiental desenvolveram atividades de conscientização e orientações fundamentais no combate à doença.

Por meio do setor de Educação Permanente, da divisão de Atenção Básica, a Saúde desenvolveu, em todas as Unidades Básicas de Saúde, atividades de prevenção à Dengue, Chikungunya e Zika, em decorrência da Semana Estadual de Mobilização de Combate ao Aedes. Na oportunidade, foram entregues informativos e sanadas dúvidas dos pacientes e também ministradas palestras educativas aos presentes.

Neste sábado, dia 16, também será realizada uma ação de orientação aos moradores, na Praça da Matriz, das 8h às 12h.

Além destas atividades, a Saúde segue intensificando as visitas domiciliares dos Agentes de Endemias, que realizam busca ativa e orientações. Também é realizado o bloqueio em caso de suspeita e a nebulização quando confirmado o caso. 

Em caso de sintomas como febre alta, dores de cabeça, dores no corpo e manchas avermelhadas, o morador deve procurar a UBS mais próxima.

 
 
 
 
Conheça nossas redes sociais
e compartilhe com seus amigos:
Facebook
Twitter
Flickr
Informativos da Prefeitura, cadastre-se.
Borda
Logo
Mapa Localização: Praça Rui Barbosa, nº 54 - Centro
CEP: 15400-000 | Olímpia - SP
Telefone Telefone para Atendimento:
(17) 3279-2727
Atendimento Atendimento:
Segunda-feira a Sexta-feira das 8h às 17h
© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.
Instar Tecnologia
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia