Olímpia/SP, 17 de junho de 2019

20/02/2019 às 17:00:00
Saúde reforça cuidados de prevenção com escorpiões

A secretaria de Saúde da Estância Turística de Olímpia, por meio da Vigilância Epidemiológica, com intuito de prevenir acidentes com escorpiões, vem alertando a população a realizar simples cuidados diários que podem evitar acidentes envolvendo o animal.

O setor destaca que, em decorrência do aumento das chuvas e da elevação da temperatura, os escorpiões tendem a procurar locais mais seguros e frescos, como as residências. Devido ao aparecimento nas casas, o setor de Controle de Endemias tem realizado visitas domiciliares a procura de criadouros e, principalmente, orientando os moradores sobre como proceder caso encontre o animal ou venha a se ferir.

Como medidas para evitar o aparecimento e, consequentemente, um acidente, a Saúde reforça que a principal forma de evitar a presença do animal é realizar a limpeza de terrenos e não deixar acumulado lixo e materiais de construção. Além disso, destaca que é de fundamental importância vedar ralos e caixas de gorduras, evitando que os artrópodes invadam a residência.

Caso seja encontrado algum escorpião, o morador deve comunicar o setor de Controle de Endemias, por meio do telefone (17) 3281-2879, para que os agentes façam uma visita à residência.

Se ocorrer acidente, a pessoa deve lavar o local com água e sabão, procurar orientação médica imediata na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) já que somente a unidade possui soro antiescorpiônico.