26 FEV 2019
CULTURA, ESPORTES E LAZER
Comemoração dos 116 anos de Olímpia tem início com exposição de arte e história

Teve início nessa segunda-feira, dia 25 de fevereiro, a Semana de Comemorações ao aniversário de 116 anos da Estância Turística de Olímpia. A primeira atividade realizada foi a abertura da exposição “Olímpia – Sua História, Sua Gente”, que reuniu dezenas de pessoas no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado na Praça Rui Barbosa.

A mostra é composta por telas de artistas olimpienses que retratam cenas da cidade, além de livros e da projeção de fotos e filmagens, relembrando a história do município. Um vídeo especial também foi produzido contando a origem e o ciclo econômico de Olímpia, em homenagem ao aniversário. O material foi apresentado em primeira mão na cerimônia e será exibido em outros eventos oficiais durante esta semana, estando ainda disponível nos canais de comunicação oficiais da Prefeitura.

Presente na ocasião, o prefeito Fernando Cunha se emocionou ao falar sobre duas telas suas, pintadas pelo amigo e artista olimpiense Edgar Calhado, que também estão na exposição. “Quando eu fui deputado, o Edgar, que está aqui nos prestigiando, pintou essas duas telas pra mim, para ficar no meu Gabinete. Durante meus quatro anos, 20 anos atrás, elas marcaram a presença de Olímpia no meu mandato. Uma marca afetiva, cheia de lembranças que eu tive o prazer de ceder para a exposição”, relatou.

“É maravilhoso nós vermos a história de Olímpia percorrida ao longo dos anos. Uma cidade que a gente herdou e que a gente procura melhorar para passar melhor ainda para as futuras gerações. Nós estamos vivendo e fazendo a história de Olímpia, uma cidade de amigos em que todo mundo dá a sua contribuição. Por isso, essa semana a gente tem muito a comemorar. Queremos aqui abrir essa mostra de fotos, arte, audiovisual, com obras tão apegadas e cheias de história”, completou o prefeito.

Para ambientar o valor histórico da exposição, o evento de abertura também contou com uma apresentação da dupla de violeiros Márcio e Marcílio, com músicas de raiz, e ainda com um coffee oferecido pelo Café Vulcão de Minas.

A mostra ficará aberta para visitação, durante toda esta semana, no CAT, podendo ser conferida até este sábado, dia 02 de março. As escolas da rede municipal estão levando os alunos para conhecer a exposição, sendo uma oportunidade para as crianças viajarem ao passado. Os interessados podem se informar sobre os horários de funcionamento pelo telefone (17) 3279-9906.

A ação é uma parceria da Prefeitura, por meio das secretarias de Turismo e Cultura, Esportes e Lazer, Arquivo Público Municipal “Dr. Antônio Augusto Reis Neves” e Associação Olímpia Para Todos.