27 FEV 2019
Inaugurações da Aurora e Av. dos Olimpienses marcam festividades dos 116 anos

A Semana de Comemorações do aniversário de 116 anos da Estância Turística de Olímpia está sendo marcada por diversos eventos. Entre eles, a programação contará com a entrega oficial de duas importantes e aguardadas obras do município que foram concluídas nos últimos meses, a revitalização da Avenida dos Olimpienses e a reurbanização da Avenida Aurora Forti Neves.

As inaugurações serão realizadas neste sábado, dia 02 de março, data em que se celebra o aniversário da cidade. Os atos podem contar com a presença do deputado federal olimpiense Geninho Zuliani, que contribuiu com as obras e se comprometeu com os interesses do município e do Estado de São Paulo. O deputado deve inclusive representar ainda o vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia.

A Avenida dos Olimpienses, que ficou sem uso por muito tempo, foi reformada para abrigar o Centro de Eventos Culturais e de Comercialização de Produtos Artesanais, um espaço adequado para receber eventos e que será mais uma opção de lazer e entretenimento da cidade. A revitalização do local contou com um investimento de R$ 1,3 milhão, sendo R$ 1,2 milhão de emenda parlamentar destinada por Rodrigo Garcia, enquanto deputado federal, via Ministério do Turismo, e cerca de R$ 100 mil de contrapartida do município.

As obras, que começaram no início do ano passado, transformaram o trecho da avenida entre a Rua David de Oliveira e a Avenida Dep. Waldemar Lopes Ferraz. O local foi estruturado com sistema de água, esgoto, iluminação e disponibilização de energia para receber feiras e eventos da cidade, como encontros de carros, feiras de food trucks, entre outros. A área também possui sanitários, sala de receptivo turístico, paisagismo e ciclovia. Um outro projeto para o espaço prevê a instalação de uma ponte histórica de ferro, que será restaurada e implantada no local para permitir a passagem de veículos, ligando a Rua 9 de Julho sobre a avenida.

Já a reurbanização da Avenida Aurora Forti Neves, principal via do município, é uma das obras mais esperadas pela população. O trecho, entre a Rua Benjamin Constant e a Av. Constitucionalistas de 32, começou a ser reurbanizado em 2015, ficou parada por um tempo e foi retomada em 2017.

No local, foram implantados cubos decorativos, muretas, bancos e mesas, bicicletários e lixeiras. A iluminação de LED, com fiação subterrânea, a pintura e o paisagismo completaram a reurbanização do espaço. Outro destaque é a acessibilidade da obra com a construção de rampas de acesso nas calçadas, passarelas e decks. A obra é a primeira realizada na cidade com recursos do DADETUR – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, sendo investidos cerca de R$ 3 milhões do Estado e mais de R$ 1 milhão do município. A estruturação trouxe mais qualidade para moradores e um ambiente mais bonito e adequado para passeio e prática de atividades físicas.

A inauguração da reurbanização da Avenida Aurora Forti Neves será realizada às 10h, no cruzamento com a Avenida Constitucionalista de 32. Na sequência, às 11h30, será a vez da Avenida dos Olimpienses ser entregue oficialmente. O local do ato será no cruzamento com a Avenida Dep. Waldemar Lopes Ferraz, ao lado da UPA.