Olímpia/SP, 20 de abril de 2019

13/03/2019 às 16:00:00
Prefeitura avança em processo de informatização da Saúde

Os moradores da Estância Turística de Olímpia serão contemplados com mais uma ferramenta que otimizará as consultas e ampliará a qualidade nos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde. Isso porque a secretaria de Saúde, por meio do sistema Assessor Público, iniciou nessa terça-feira, 12, a instalação do Prontuário Eletrônico. A UBS Dr. Custódio Ribeiro de Carvalho, no distrito de Ribeiro dos Santos, será a pioneira a utilizar o sistema.

A implantação do prontuário eletrônico faz parte de uma reivindicação do Ministério da Saúde para que todos os municípios reestruturem o sistema de informação da Atenção Básica, objetivando a qualificação da gestão informacional. Além disso, a ferramenta possibilita uma maior sustentabilidade e melhor eficiência no controle dos gastos públicos em saúde.

De acordo com a secretaria, o sistema interliga os dados dos pacientes em todas as unidades o que facilita identificar os serviços de saúde utilizados pelo morador, bem como acessar todo o histórico do paciente. Além disso, identifica os medicamentos e prescrições destinadas ao usuário, diminuindo os riscos de interações medicamentosas.

Durante o período de implantação, a secretaria de Saúde está promovendo a capacitação dos profissionais de cada UBS do município para a operacionalização.

Segundo o secretário de Saúde, Marcos Roberto Pagliuco, a ferramenta vem para melhorar o atendimento e, acima de tudo, agilizar os procedimentos.

“Nós assumimos um compromisso com a população de cada vez mais termos qualidade na Saúde e este sistema é mais uma ferramenta que possibilita isto. Estamos melhorando a comunicação entre os profissionais no atendimento, diminuindo esperas do paciente e retrabalhos. Temos um cronograma de implantação e a expectativa é que até junho todas as nossas UBS estejam com o prontuário eletrônico em funcionamento”, destaca Marcos.

De acordo com o prefeito Fernando Cunha, as informações servirão de dados para o município direcionar as políticas públicas na área da saúde.

“Quando o paciente procura a UBS, todo o seu histórico clínico já estará disponível para o profissional que o atenderá de maneira personalizada. Isto torna o procedimento mais seguro e ágil”, aponta o prefeito.

icone instar © Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.