19 MAR 2019
DAEMO
Ações ambientais e de conscientização marcam comemoração do Dia da Árvore e Dia da Água

Nesta semana, duas datas comemoradas mundialmente estão sendo celebradas com a realização de ações ambientais. Isso porque, no dia 21 de março (quinta-feira) comemora-se o Dia Mundial da Árvore, enquanto a sexta, dia 22, marca o Dia Mundial da Água.

Assim, para conscientizar a população sobre os cuidados com o meio ambiente e a preservação dos recursos naturais, estão sendo promovidas palestras, plantio de exemplares arbóreos e distribuição de panfletos educativos. As atividades são uma parceria da Daemo Ambiental com a secretaria de Educação e a sociedade civil.

Na manhã desta terça-feira (19), alunos da rede pública participaram de um plantio de árvores na Praça da Paz Dom Pedro Fré, no entorno da Igreja Matriz de São José. A ação ambiental também homenageou o Dia de São José, comemorado nesta terça, dia 19 de março. No ato, foram plantadas mais de dez mudas de ipês amarelos. Outras oito mudas, de cores variadas cultivadas no Viveiro Municipal, também já haviam sido plantadas na EMEB Joaquim Miguel dos Santos.

Acompanharam o plantio o prefeito Fernando Cunha, a superintendente da Daemo Ambiental, Tina Riscali, os secretários Maristela Meniti (Educação), Selim Jamil Murad (Turismo, Cultura, Esportes e Lazer) e Luiz Fernando Covello (Obras, Engenharia e Infraestrutura), o presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Delomodarme (Niquinha), o padre Ivanaldo Mendonça, pároco da Paróquia São José, e professores e alunos da EMEB Joaquim Miguel dos Santos, da EMEB Eugênio Zaccarelli e da Escola Estadual Dr. Antônio Augusto Reis Neves, que ficam no entorno da área.

De acordo com a divisão de Meio Ambiente, as floradas do Ipê costumam durar uma semana, em média, e variam conforme a pouca concentração de água na atmosfera. No caso do amarelo, ele pode se estender por até 10 dias e tem duas edições: uma após a do roxo, aproximadamente em julho, e outra em setembro, quando se anuncia a chegada da temporada de chuva. Ao fim desse período, as árvores produzem frutos secos, do tipo cápsula, que quando maduras liberam sementes com alas a longas distâncias.

DIA DA ÁGUA

Periodicamente, a Daemo Ambiental desenvolve ações de orientação da população quanto ao desperdício e à importância da água para a sobrevivência dos seres vivos.

No entanto, em comemoração ao Dia Mundial da Água, os alunos da rede municipal estão participando, nesta semana, de palestras com foco no respeito e na conscientização de todos. A ação já envolveu alunos da EMEB Reinaldo Zanin e da EMEB Professor Eugênio Zaccarelli, que participaram de atividades na sede da autarquia e aprenderam a importância de economizar água e o cuidado com a geração de esgoto.

Além disso, outras escolas receberão panfletos com dicas importantes a respeito do tema, que serão trabalhadas pelos professores em sala de aula.