27 MAR 2019
Saúde discute combate à dengue com participação da GVE de Barretos

Em mais um encontro promovido na Santa Casa de Misericórdia, a secretaria de Saúde da Estância Turística de Olímpia, juntamente, com o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE de Barretos) debateu sobre as ações que o município desempenha para eliminar criadouros de dengue e diminuir a incidência da doença.

A reunião contou com a participação da secretaria de Educação e Daemo Ambiental. Também estiveram presentes profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da Unimed, da Santa Casa e de setores da secretaria de Saúde.

Na oportunidade, a Saúde, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, demonstrou aos presentes os serviços desempenhados e como o Controle de Vetores tem efetuado as nebulizações e os bloqueios. Na oportunidade, a Educação também destacou que vem trabalhando com os alunos atividade da conscientização sobre a importância de eliminar criadouros em suas residências.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o município registra 177 casos positivos da doença, sendo 165 em moradores de Olímpia. As representantes da GVE aproveitaram o debate para parabenizar as ações do município e apresentar o quadro de dengue das cidades da regional.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcos Roberto Pagliuco, a “Sala de Situação” é uma oportunidade de pensar novas ações e fazer balanço dos resultados.

“Neste encontro, tivemos a participação de representantes da GVE que explicaram como os municípios da região estão. Comentaram sobre os nossos trabalhos e destacaram o trabalho de conscientização e eliminação de criadouros que são a melhor forma de evitar a doença”, explica Marcos.

A Saúde solicita a colaboração de toda a população na eliminação de recipientes que possam acumular água e ressalta que, em caso de sintomas como febre alta, dores de cabeça, dores no corpo e manchas avermelhadas, o morador deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima.