28 MAR 2019
Município reorganiza escolas e atende pedido da filantropia depois de 15 anos

Acolhendo a um pedido antigo das entidades filantrópicas que prestam atendimento educacional na Estância Turística de Olímpia, a Prefeitura, por meio da secretaria de Educação, realocou salas de aulas em duas escolas da rede municipal, retirando-as do espaço das entidades, que era usado há 15 anos.

Com a readequação, duas salas, uma de Jardim I e outra de Jardim II, da EMEB Anjo da Guarda, que eram atendidas na Cidade Mirim, foram devidamente transferidas para a EMEB Professora Helena Covello. Já outras duas salas, também de Jardim I e II, que funcionavam na Cidade da Imaculada, foram realocadas na EMEB Professora Lourice Arutin Sgorlon.

As salas já eram vinculadas às referidas escolas municipais, no entanto, por falta de espaço físico, estavam, desde 2004, ocupando a área das entidades correspondentes e, há anos, a filantropia solicitava ao município a realocação. Isso porque a organização da sociedade civil recebe repasse da Prefeitura para oferecer atendimento educacional para a creche, mas também estava cedendo espaço para atender a pré-escola.

Vale ressaltar que a realocação fez parte de um processo organizado e detalhado, para o qual a secretaria de Educação realizou um amplo estudo da demanda que permitiu, neste ano, a readequação, mantendo os alunos em questão no período integral.

Além disso, houve reuniões com as entidades e com os pais dos alunos para explicar toda a mudança e que não haveria nenhum prejuízo para as crianças, o que foi bem aceito pelos responsáveis.

No total, com a mudança das quatro salas, cerca de 100 crianças foram transferidas para as duas escolas. Além dos alunos, foram levados todo o mobiliário, arquivos e a estrutura. A transferência vem sendo realizada desde o começo do ano letivo 2019, que teve início em 30 de janeiro, mas, com tudo organizado, foi, agora, regulamentada. Os Decretos Nº 7.413 e 7.417 foram publicados na edição de terça-feira (26), do Diário Oficial Eletrônico, retroativos a janeiro.