09 ABR 2019
GABINETE
Convênio para obras de revitalização da praça e implantação do calçadão é assinado

A região central da Estância Turística de Olímpia passará, em breve, por uma grande revitalização. O convênio que autoriza o repasse de recursos do Governo do Estado foi assinado no último sábado, dia 6, pelo prefeito Fernando Cunha.

A assinatura ocorreu durante a 2ª Reunião Ordinária de Prefeitos da Aprecesp – Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo, realizada no Guarujá.

Na ocasião, cerca de 30 prefeitos, representantes da secretaria estadual de Turismo, os deputados federais Rosana Valle, Geninho Zuliani, Herculano Passos, Junior Bozzella e o estadual Caio França, colocaram em pauta a promoção do turismo paulista e discutiram projetos de desenvolvimento das cidades, bem como a reavaliação e a retomada de convênios cancelados no início do ano.

Para Olímpia, a liberação deste convênio era aguardada há alguns anos, pois era necessária aprovação do Estado em relação à reprogramação do objeto, uma vez que o recurso do DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), referente a 2016, seria utilizado para a construção do Centro Gastronômico, Cultural e Turístico na Av. dos Olimpienses, cuja obra foi viabilizada por meio de emenda parlamentar.

Agora, com a mudança aprovada, o montante será empregado no projeto de “Revitalização da Praça Rui Barbosa e Acessos”. A obra contempla adequações na praça como a construção de um coreto para eventos e a edificação de um Centro Cultural, cujo projeto foi elaborado pelo renomado arquiteto Ruy Ohtake.

Além disso, prevê a implantação de um calçadão na Rua David de Oliveira (entre as ruas Dr. Antônio Olímpio e a Coronel Francisco Nogueira) e Rua São João (entre as ruas 9 de Julho e David de Oliveira) e a transformação da fiação de iluminação pública do trecho em subterrânea, proporcionando uma estética mais bonita ao espaço.

Segundo o prefeito Fernando Cunha, o objetivo é modernizar a Praça Rui Barbosa, valorizando o desenvolvimento da cidade e oferecendo novos atrativos, mas também preservando as características já existentes, conservando intactas as estruturas da igreja e da Praça da Matriz.

“Queremos transformar o paisagismo de algumas áreas principais da cidade, modernizando os espaços. O mesmo sentimento de orgulho que temos em relação a nossa nova Aurora, queremos trazer para a Praça, proporcionando à população um lugar de lazer, mais atrativo, combinando com a Igreja Matriz moderna que temos. Também gostaria de destacar o apoio do deputado federal Geninho Zuliani que, tanto neste convênio como em outros projetos, tem nos auxiliado, fazendo gestão junto aos departamentos responsáveis para conseguir liberação de recursos para nossa cidade”, ressaltou o prefeito.

Com a assinatura, as obras devem ter início num prazo de 180 dias. O investimento total está estimado em cerca R$ 3,2 milhões, sendo R$ 2,7 milhões do Estado e contrapartida de aproximadamente R$ 470 mil do município.

PROJETO