Olímpia/SP, 20 de abril de 2019

11/04/2019 às 10:27:00
Poço do Aquífero Guarani tem boa vazão e contribuirá com mais água na região leste

Para garantir o abastecimento de água de toda a cidade, a Prefeitura e a Daemo Ambiental seguem realizando diversos investimentos importantes para melhorar a qualidade da água fornecida para a população e garantir o abastecimento do município. Para isso, está em andamento a perfuração de mais um poço profundo, desta vez para abastecer a Estação de Tratamento de Água e distribuir mais água para a região leste da cidade.

A perfuração do poço já foi concluída e, na última semana, foram realizados os testes de vazão para saber a quantidade de água bombeada por hora e ainda a qualidade da água. Os trabalhos foram acompanhados pelo prefeito Fernando Cunha.

O novo poço, que tem profundidade de 1.100 metros, produzirá mais de 300 metros cúbicos de água por hora, vindos do Aquífero Guarani, que é uma grande fonte subterrânea de água potável. “O Aquífero Guarani é um grande depósito de água quente que tem no subsolo, nessa parte do Brasil e também em um pedaço da Argentina, Paraguai e Uruguai. É uma grande fonte de água potável pura sobre a qual nós estamos morando e, hoje, é usada unicamente para recreação”, disse o prefeito Fernando Cunha.

Nesta primeira fase, as obras são executadas pela Engeper Engenharia e Perfurações Ltda – ME pelo valor de aproximadamente R$ 5 milhões. Os recursos foram liberados pelo Ministério das Cidades, após grandes esforços do prefeito em conquistar a liberação com as autoridades políticas federais. Agora, a empresa já adquiriu a bomba, tubos e cabos para a ligação definitiva dos equipamentos, que deverá ocorrer em um prazo de 10 dias.

Os custos para a implantação de todo o sistema será de aproximadamente R$ 16 milhões do Governo Federal, com uma contrapartida de quase R$ 1 milhão do município. O projeto, que está sendo feito em três etapas, também contempla a conclusão das obras da ETA da cidade e a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água. Será feita uma nova rede de distribuição que se inicia atrás da APAE (CECAP) e vai até as COHAB I e II, abastecendo todos os reservatórios e substituindo os poços existentes. Outra linha segue pela Avenida Mário Vieira Marcondes e conecta com as águas do centro até a Rua São João. Agora, está em andamento a licitação das obras para a adutora e reservatórios.

icone instar © Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.