17 ABR 2019
Projeto incentiva hábito de leitura dos alunos com atividades especiais

Pensando em atividades que despertem o interesse dos alunos pela leitura, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, desenvolve, ao longo do ano letivo, ações de Incentivo à Leitura. Os trabalhos são direcionados às crianças da Educação Infantil, modalidades Creche e Pré-Escola, e também do Ensino Fundamental.

Apesar dos projetos serem desenvolvidos durante todo o ano, neste mês, as atividades tornam-se ainda mais especiais porque em abril, comemora-se o Mês do Livro Infantil, em alusão ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado na próxima quinta-feira, dia 18.

Uma dessas ações foi realizada na última semana, na EMEB “Thiago Felício de Sant’Anna”, com a interpretação do livro infantil Trudi e Kiki, que tem como enredo a história de duas meninas muito parecidas, e ao mesmo tempo diferentes, pois uma é bruxa e a outra não, encantando e divertindo as crianças. Na sequência, outra atração que envolveu os alunos foi a apresentação da música educativa, “O causo da mutuca!”, de composição do professor Wadão.

A atividade faz parte do projeto “Incentivo à Leitura”, desenvolvido com a Pré-Escola desde 2009, que, a cada ano, é dedicado a um autor diferente do universo infantil. No ano letivo de 2019, foram escolhidas as obras da escritora Eva Furnari, considerada um grande nome da literatura infanto-juvenil.

Ao longo do projeto, as professoras trabalham diversos gêneros como fábulas, histórias em quadrinhos, contos, clássicos infantis e poemas, incentivando o hábito da leitura. Além das atividades, são promovidas ações especiais de contação de histórias, com encenações, poesia e musicalidade, organizadas pelos Coordenadores Técnico Pedagógicos, Cláudia Regina Fossalussa Lisse e Edward Marques da Silva, o professor Wadão.

O objetivo, em toda a rede municipal, é estimular a leitura, o contato das crianças com textos de qualidade, com diversidade de gênero textual, e também para haver o encantamento que insira a criança no mundo leitor.