25 ABR 2019
Escolas promovem abertura das oficinas para Olimpíada de Língua Portuguesa
Silva Melo

A rede municipal de ensino da Estância Turística de Olímpia participará, neste ano, de mais uma edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) e, seguindo o cronograma de atividades da ação, neste mês de abril, as dez escolas de Ensino Fundamental deram início às oficinas do Projeto Poetas da Escola, preparatórias para a competição.

A iniciativa propõe que todo o conteúdo proposto deve ser trabalhado até agosto e, então, cada escola deverá selecionar um poema que irá representá-la na Etapa Municipal, na qual a Secretaria Municipal de Educação organizará a Comissão Julgadora para escolher o poema que será enviado para a etapa estadual.

O município concorrerá no gênero textual “Poema”, voltado aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. O tema deste ano é “O lugar onde vivo”, que visa estimular a reflexão sobre as realidades locais. Assim, para preparar os alunos, cada escola está realizando atividades de orientação e formação sobre o conteúdo a ser trabalhado.

Na EMEB Theodomiro da Silva Melo, a abertura do Projeto Poetas da Escola ocorreu no início no mês, com a realização do “Sarau de Outono”, contando com a presença do professor, compositor, músico e poeta Edward Marques da Silva, o Wadão, poetizando a manhã das crianças, bem como dos demais alunos, professoras e equipe gestora. Além de encantar os alunos com seus poemas, trouxe sua experiência de vida, relatando como se inspirou em alguns momentos de criação, falou de metáforas, de efeitos sonoros e sobre o tema da Olimpíada. Relatou ainda sua participação em concursos, incentivando os alunos e convidando-os a recitar alguns poemas de sua autoria.

Outra ação foi realizada na EMEB Joaquim Miguel dos Santos com o “Recital de Poemas”, que teve o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o gênero, despertando o interesse principalmente dos alunos dos 5º anos para participar do concurso. A ocasião também teve a participação do Coordenador Técnico-Pedagógico Professor Wadão e ainda do ex-aluno, Gabriel Monteiro Marques, ganhador na Etapa Municipal da Olímpiada de Língua Portuguesa em 2014.

Já na EMEB Santo Seno, a abertura das atividades contou com a realização do Culto à Bandeira e, na sequência, as professoras e alunos dos 5º anos apresentaram poemas para as crianças e a música “Aquarela” de Toquinho, com o propósito de envolver todos os alunos da escola a apreciarem poesias.

Organizada pela Fundação Itaú Social e Ministério da Educação, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), a OLP tem o objetivo de apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita.

Nesta 6ª edição, a premiada escritora mineira Conceição Evaristo é a homenageada. Outra novidade é com relação à premiação, que passam a incluir imersão pedagógica internacional para os professores e viagem cultural em território brasileiro para os estudantes. As escolas dos alunos vencedores receberão como prêmio um acervo para reforço da biblioteca.