25 ABR 2019
Arquivo Público recebe doação do acervo do Jornal Tabloide

O Arquivo Público Municipal Dr. Antônio Augusto Reis Neves recebeu na manhã dessa quarta-feira, 24 de abril, a doação de todo o acervo do jornal Tabloide da Nova Paulista. As edições das décadas de 60, 70, 80, 90 e 2000 estavam sob a guarda do vereador José Elias Morais (Zé das Pedras) e que agora passam a integrar o arquivo.

O Tabloide da Nova Paulista era de propriedade de Nelito Santos, que faleceu em 2012. Ainda em vida, o olimpiense deixou o acervo aos cuidados de seu filho, Ubiratan Santos, e do vereador Zé da Pedras. Todo o material estava na empresa do vereador, que inclusive construiu uma sala para guardar as edições.

As edições foram recolhidas pelos servidores do Arquivo Público e agora serão inventariadas, passando por higienização com aplicação de métodos de conservação. Os jornais são de interesse público e ficarão à disposição da população olimpiense assim que forem catalogados.

O jornal foi fundado no ano de 1959. Nele, eram publicadas notícias da cidade como esporte, política, colunismo social e fatos de interesse público. Também era assinada por Nelito Santos a coluna “Retalhos do Cotidiano”, em que ele relembrava fatos históricos da cidade, da comarca e muitos ‘causos pitorescos’, em sua maioria verdadeiros, e ainda escrevia sobre a vida, a paz e a cidade que tanto amava, Olímpia.

Estiveram presentes no ato de assinatura do termo de doação o prefeito Fernando Cunha, a secretária de Administração, Eliane Beraldo Abreu, a bibliotecária Maria do Carmo Passi e o vereador Zé das Pedras. Durante a reunião, o prefeito contou que na adolescência foi repórter do jornal Tabloide, e que na oportunidade escrevia toda a parte esportiva da época, o que contribuiu muito para o aprimoramento de sua escrita.