02 MAI 2019
Revitalização da Praça São José é entregue aos moradores

Os moradores da região sul da Estância Turística de Olímpia, nos arredores da Praça da Igreja Matriz de São José, acabam de receber um novo local para atividades de lazer e confraternização. Foi inaugurada na manhã dessa quarta-feira, dia 1º de maio, a revitalização da “Praça da Paz Dom Pedro Fré”.

A cerimônia ocorreu em meio à realização da 42ª Corrida e Caminhada Pedestre do Trabalhador, que também marcou as comemorações, reunindo centenas de famílias, vereadores, secretários municipais e comunidade.

A reforma do espaço atendeu a um pedido antigo dos moradores da região, levado ao prefeito Fernando Cunha pelo Padre Ivanaldo Mendonça, pároco da Paróquia São José, com o objetivo de transformar o local num ambiente importante para o cultivo e promoção da paz. O espaço também recebeu um novo nome, cuja indicação foi do vereador José Elias Morais (Zé das Pedras) em homenagem a Dom Pedro Fré, que foi o terceiro Bispo da Diocese de Barretos, a qual Olímpia pertence, e representa um importante personagem na história dos cristãos católicos toda a região.

No total, foram investidos R$ 342.078,10 em recursos do município. O local recebeu novo piso, paisagismo, bancos, substituição da iluminação por luminárias de LED e ainda uma fonte decorativa. O projeto foi uma doação do arquiteto Junior Aguiar Bortolan e os bancos da praça foram oferecidos pelo Grupo Tereos.

Durante a cerimônia, padre Ivanaldo Mendonça falou sobre a importância da obra para a comunidade. “A inauguração dessa praça tem um significado muito importante, um sentimento de realização de um sonho. Há 12 anos, essa região da cidade passou a participar da Paróquia São José e, desde lá, muitas coisas foram sonhadas, dentre elas a revitalização da igreja a construção de uma praça, que agora, junto à Prefeitura, foi possível. Mas aqui não estão apenas paredes ou pedras, aqui tem muito sonho, trabalho, suor, lágrimas. O sonho de um povo que se torna realidade, porque é um povo trabalhador e inaugurar neste dia, torna esse momento ainda mais especial. Quero agradecer imensamente ao prefeito Fernando Cunha, que procurou o bairro para sentir quais eram as necessidades deste lugar e, desde o início, nos viemos construindo caminhos pontes, através de um diálogo aberto e corresponsável e nós como igreja nos sentimos honrados por dar voz aos milhares de moradores da zona sul que, a partir de agora, tem um espaço, digno justo, bonito e organizado para o lazer e acolher eventos”, ressaltou.

No uso da palavra, o prefeito Fernando Cunha destacou o trabalho em conjunto para realização da obra. “Neste 1º de maio é um dia de se comemorar as atividades que ocupam e engradecem a nossa vida, que nos ajudam a construir a nossa cidade, a sociedade e uma vida melhor. Essa obra é resultado de um trabalho conjunto, entre a Prefeitura, com as secretarias, com os vereadores, a igreja. Desde o início, o padre Ivanaldo me apresentou a proposta dessa praça, que nasce de um projeto feito por um voluntário da comunidade, em nome do desejo de toda a população da região. Aqui, mais do que uma obra física, é a construção conjunta do poder público, representando a vontade da população do bairro, que foi liderada pelo nosso querido padre Ivanaldo que é um exemplo de liderança da nossa cidade. Que aqui seja um exemplo de um trabalho conjunto para fazer o melhor para a população”, salientou.

Após os discursos oficiais, as autoridades descerraram a placa inaugural e receberam mimos oferecidos pela Paróquia.