06 MAI 2019
Dia D imuniza mais de 850 pessoas contra a gripe

No último sábado, dia 04 de maio, as Unidades Básicas de Saúde da Estância Turística de Olímpia abriram as portas para a mobilização da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, conhecido como Dia D. O resultado deste trabalho foi a imunização de 859 moradores inseridos nos grupos prioritários da campanha.

De acordo com um levantamento realizado pela secretaria de Saúde, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, o município registra 7.920 doses aplicadas, ou seja, 45,96% da população que tem direito a dose.

Segundo o portal DATASUS, do Ministério da Saúde, Olímpia apresenta um bom nível de adesão comparado com as cidades da região, acima de 50 mil habitantes. Com base nos índices, a Estância está à frente de municípios como Barretos (43,94%), Bebedouro (43,33%), São José do Rio Preto (45,24%%), Mirassol (34,41%%), Catanduva (34,86%) e Votuporanga (34,81%).

Os dados demonstram que a cidade já imunizou 1.612 crianças até seis anos incompletos, ou seja, 46,22% do total, 287 gestantes (59,79%) e 74 puérperas (mães no pós-parto), ou seja, 94,94%.

Em relação aos trabalhadores da Saúde, foram aplicadas 357 doses, correspondendo a 33,06% do total. Já os professores registram 367 imunizações, ou seja, 39,04%. Dos idosos, 3.979 pessoas foram imunizadas (53,28%). Além desses, os pacientes com morbidades somam 1.178 doses aplicadas, ou seja, 31,87%.

Para receber a dose da vacina, o morador do grupo prioritário deve comparecer a uma das Unidades de Saúde, com a caderneta de vacinação. No local, caso seja constatado que alguma vacina está em atraso também será realizada a atualização da caderneta vacinal.

A campanha segue até o dia 31 de maio com vacinação de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 16 horas.