07 MAI 2019
Projeto de Basquete entrega uniformes, bolas e promove atividades gratuitas

O Projeto de Basquete “Assistência Pra Vida”, idealizado pelo Instituto Fausto Giannecchini (IFG) Esporte & Educação, presidido pelo olimpiense e ex-jogador da Seleção Brasileira, em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, realizou, no fim de semana, mais um evento esportivo.

A programação começou na noite de sexta-feira, dia 03, com distribuição de uniformes do projeto. O ato ocorreu na Escola Estadual Dalva Vieira Itavo, onde funciona o núcleo projeto. Na ocasião, os alunos receberam o kit que contém uma camiseta, um short e um par de meias. A cerimônia contou ainda com apresentações culturais de diversos grupos olimpienses.

As atividades prosseguiram na manhã de sábado, dia 4, com a entrega de mais 100 bolas de basquete, no Ginásio de Esportes “Olyntho Zambon”. Na oportunidade, foram realizados jogos amistosos entre equipes do Instituto Fausto Gianecchini e o Instituto Chuí. Já no domingo (5), finalizando o evento, foram realizados na Vila Hípica, próximo ao Recinto do Folclore, jogos 3 x 3.

Segundo Fausto, a realização do projeto em Olímpia só foi possível devido ao empenho do prefeito Fernando Cunha, que é padrinho do projeto, e compreendeu a importância do incentivo ao esporte como promoção de saúde, qualidade de vida e inclusão social. A ação faz parte da lei paulista de incentivo ao esporte que tem a chancela do Governo do Estado de São Paulo, patrocínio do Grupo Tereos, por meio do Açúcar Guarani, e apoio da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia.

"Nossa missão é educar através do basquete. Tudo que eu aprendi dentro do basquete, eu estou tentando passar para as crianças. Disciplina, frequência, autoestima, preconceito, todos os valores essenciais do esporte para formar o cidadão. Nós somos agentes de transformação social e trabalhamos na prevenção contra a criminalidade e combate às drogas, além da evasão escolar. Em Olímpia, diante da grandiosidade da cidade e do projeto, estamos estudando com o prefeito Fernando Cunha a criação de um Centro de Treinamento para todas as modalidades fazerem pré-temporada e sediarem grandes jogos de diversas modalidades", afirmou Gianecchini.

Em Olímpia, o “Assistência da Pra Vida” atende 120 alunos da rede pública, de 09 a 17 anos, oferecendo aulas gratuitas de basquete. As aulas ocorrem duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, e algumas vezes aos sábados. Os interessados em matricular os filhos no projeto deverão podem procurar a escola Dalva para preencher a ficha de inscrição. Ao longo do projeto, já foram beneficiados 7 mil estudantes da rede pública.

Os eventos contaram com a presença do prefeito Fernando Cunha, do secretário executivo da secretaria de Esportes do Governo do Estado de São Paulo, Marco Aurélio Pegolo (Chuí), dos secretários municipais, Dr. Selim Jamil Murad (Turismo e Cultura) e Cristina Reale (Assistência), da relações institucionais do Grupo do Tereos, Gabriela Aléssio, do presidente da ACIO, Flávio Vedovato, além de outras autoridades, servidores da área de Educação e Esportes, envolvidos no projeto, alunos e familiares.